Voz da Verdade - Mogi Mirim
Pastor Roberto Bertoni

 
   Início      Estudo - "Batismo nas águas"

O Batismo nas Águas

 

 

Este é um estudo resumido sobre o batismo nas água em nome de Jesus, e tem por finalidade apresentar um batismo de acordo  com as escrituras sagradas, sempre lembrando que o batismo nas águas em nome de Jesus não tem nada a ver com o batismo com o espírito Santo (que é um revestimento  de poder e ousadia em testemunhar na vida Cristã, e anunciar o evangelho da salvação das nossas almas.).

O batismo nas águas em nome de Jesus é o cumprimento de uma ordem dada pelo próprio Jesus, representando o novo nascimento, isto é: sendo sepultado o velho homem e a ressurreição de uma nova criatura.

 

Batizar = imergir, banhar por completo.      

 

Por incrível que pareça existem cristãos que batizam crianças recém-nascidas e até mesmo adultos por aspersão que é respingar ou borrifar gotas de água na cabeça da pessoa.

 

Nós, porém batizamos nas águas por imersão que quer dizer submergir, mergulhar por completo.

                                 

Do World Book Enciclopédia, volume primeiro, pág. 657, nós citamos: “Primeiramente todo o batismo era por completa imersão.” E na Enciclopédia Católica, volume segundo, pág. 263, nós achamos: “Nos primeiros séculos todos foram batizados por imersão nos riachos, lagos e batistérios”. Imersão não era conveniente depois a Igreja Católica Romana instituiu o batismo das crianças; o modo foi mudado para aspergimento. Veja Enciclopédia Britânica, décima primeira edição, vol. Três, págs. 265-266.

 

Se o batismo representa o sepultamento de uma vida ou de uma pessoa e a ressurreição de uma nova criatura, como poderíamos adotar o batismo por aspersão? (É impossível e nunca vimos o sepultamento de uma pessoa apenas jogando um punhado de terra sua cabeça).

Não é difícil para entender que o batismo certo é por imersão e em nome de Jesus.

A Bíblia diz: que há um só batismo, e certo. Se um só é o certo, seguramente todos os demais batismos são errados.

 

Veja o que a Bíblia diz:

 

Ef. 4:5 e 6 - Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos.

 

Ordem de Jesus  Mt. 28:19 - Ide fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo.

 

Preste muita atenção!!!

 

Existe uma grande diferença entre nome e título; pai é título, filho é título, espírito é título, porém o Senhor Jesus ordenou que batizássemos no nome em que se enquadra esses três títulos, uma mesma pessoa que ao mesmo tempo é o Pai, é o Filho e é o Espirito Santo, pois é nesse nome que está todo o poder no céu e na terra e é esse nome o único capaz de salvar, e é esse nome que temos que receber quando somos batizados.

 

Onde surgiu o batismo na forma trinitariana [Pai, Filho e Espírito Santo] ?

 

No ano 150, Justino, o Mártir, cunhou e pregou pela primeira vez “a Idéia” da Doutrina da Trindade:

No ano 200 – Tertuliano, Teólogo, criou, e homologou, a Palavra Trindade, para designar a Criação de Três Deuses em um Só. A Palavra Trindade não se encontra na Bíblia, é um artifício Religioso.

No ano 325 – Concílio de Nicéia. Convocado pelo Imperador Constantino, um tirano Pagão, obrigou a Igreja aceitar a Doutrina da Trindade, o início da Igreja ligada ao Estado, se tornando Católica, ou seja, no Latim Universal. Foi decretada que esta era a Única, Pura e Santa Igreja do Senhor Jesus.

 

At. 4:12 - Não há salvação em nenhum outro,  pois debaixo do céu, não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.

 

Batizar em nome (singular, um único nome)

 

Quem é o pai???

 

A Bíblia responde: Is. 9:6 E seu nome será : Maravilhoso, Conselheiro,  Deus Forte,  Pai da Eternidade e Príncipe da Paz   João 14:9 Jesus disse: quem me vê, vê o Pai.  João 10:30  Eu e o Pai somos um. João 1:14.   E o verbo se fez carne e habitou entre nós, Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. Jo. 17:11 Disse Jesus: Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste.  Jo. 17:26 Jesus falou: Eu lhes dei a conhecer o teu nome,  e continuarei a dar-lhes a conhecer o teu nome.

 

Agora que já sabemos que o nome do Pai é JESUS vamos ver qual é o nome do filho.

 

Quem é o filho???

 

A Bíblia responde: Lc. 1:31 e 32  Darás a luz a um filho e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado o filho de Deus. Mateus 3:17 E uma voz do céu disse: esse é o meu filho amado em quem me comprazo. Lucas 10:22 Ninguém sabe quem é o Pai senão o filho e ninguém sabe quem é o filho senão o Pai. E aquele a quem o filho o quiser revelar.

 

Agora que já sabemos o nome do filho, vamos saber Qual é o nome do Espírito Santo.

 

Quem é o Espirito Santo??? 

 

A Bíblia responde: Jo. 14:17  O Espirito Santo que o mundo não pode receber, porque não vê nem o conhece, Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós. Mt. 28:20 Jesus prometeu: estarei convosco até a consumação dos séculos. Gêneses 2:7 Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhes nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. João 20:22  Jesus soprou sobre eles e disse: recebei o Espirito Santo.

At. 20:28 - diz que o Espirito Santo nos comprou com seu próprio sangue. {Espírito tem sangue? Quem então nos comprou com seu próprio sangue? }  É CLARO QUE É  JESUS.

 

Aleluia!!! A Palavra de Deus nos revelou que o nome do Pai é Jesus, o nome do Filho é Jesus e o nome do Espírito Santo também é Jesus. Glória a Deus!!!!

 

Agora que já sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo é uma única pessoa e que seu nome é Jesus,  não é mais difícil nem confusa a ordem que nos foi dada pelo Senhor Jesus em Mt. 28:19. E podemos compreender com clareza porque os discípulos somente batizavam em nome do Senhor Jesus Cristo, eles estavam cumprindo a ordem dada por Jesus na íntegra.

 

A ordem de Jesus foi cumprida pelos  Discípulos. Todos os batismos mencionados na Bíblia Sagrada foram feitos em nome de Jesus.

 

Atos 10:48 - e mandou que fossem batizados em nome do Senhor Jesus.

 

Atos 19:5 - E foram batizados em nome do Senhor Jesus.

 

Romanos 6:3 - Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus,  fomos batizados na sua morte?

 

Gálatas 3:27 - Pois todos vos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.

 

E o ordem na igreja primitiva era que todos fossem batizados em nome de Jesus.

 

 Atos. 2:38 - Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO, para perdão dos pecados, e recebereis o Dom do Espirito Santo.

 

É fácil agora entender porque o apostolo Pedro logo após o pentecostes deu a ordem para que batizassem em Nome do Senhor Jesus, ele estava cheio  e transbordante do Espírito Santo e cumprindo a ordem dada pelo próprio mestre Jesus.

 

Importante

Mateus 28:19 -  É a ordem de Jesus para o batismo nas águas.

Atos 2:38  - É a formula para o batismo nas águas.

 

O batismo é para =  Perdão dos pecados     

 

Atos 22:16 - Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados invocando o nome de Jesus.

      

O batismo representa = a morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida.

 

 Rm. 6:4 - De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte. Para que como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

 

O batismo é vida nova com Cristo

 

Gl. 3:27 - Pois todos vós que fostes batizados em  Jesus Cristo, vos revestistes de Cristo.

 

O batismo é símbolo da salvação

 

I Pe. 3:21 - Que também agora  por uma verdadeira figura - o batismo - vos salva. O qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo

 

O batismo é pra quem crer;  Mas crer em que??? 

 

Em Jesus, no plano da salvação, Que só Jesus é o caminho, a verdade e a vida, Que só Jesus é Deus,  e na sua palavra

Jo. 3:36 – Todo aquele que crê no filho tem a vida eterna, mas todo aquele que rejeita o filho não verá a vida, pois sobre ele permanece a ira de Deus.

 

Não batizar em nome de Jesus é rejeitar o Filho, e substituí-lo por qualquer outra coisa ou títulos. Cuidado!!!  Pois isso fará com que você não veja e nem conheça a vida eterna.

 

Mc 16:16 Disse Jesus: quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

 

Eu um dia fui batizado de uma forma errada, ou seja em títulos ao invés de ser batizado nas águas em nome do Senhor Jesus, o que eu faço agora????

Devo me  batizar de novo??? 

 

A Bíblia reponde:  At. 19:3 a 5  Em que fostes batizados então???  Responderam, no batismo de João, Paulo então falou: Certamente João Batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é em Jesus. Quando ouviram isto foram batizados todos novamente em nome do Senhor Jesus.

 

Se você ainda não é batizado em nome de Jesus, não importa quantas vezes você já foi batizado, ou em nome de quem você foi batizado ou como e quando você foi batizado, o que importa é que obedeçamos a ordem dada pelo Senhor Jesus Cristo, Batizando em nome de Jesus.  Que é o batismo certo e Bíblico.

Quando é o tempo certo para que eu possa me batizar???

E o que devo fazer???

 

A Bíblia responde:  Atos 8:26 a 38 O que impede que eu seja batizado? Respondeu Felipe: É licito, se creres de todo o coração, respondeu então: Eu creio em Jesus Cristo e que ele é o filho, de Deus. Mandou parar o carro então, e desceram ambos as águas tanto Felipe como o Eunuco, e o Batizou.

 

Mas eu já sou um pastor, um presbítero, um diácono, etc. e nunca fui batizado nas águas em nome de Jesus, e se eu for batizado novamente agora, será um escândalo para minha igreja. O que devo fazer?

 

A Bíblia responde:  Lideres religiosos necessitam de ser batizados em nome de JESUS

 

Atos 18:8 - Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda sua casa, e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.

 

Não importa se você é um pastor, um presbítero, um diácono, um obreiro ou um crente a muitos anos, se você ainda não é batizado em nome do Senhor Jesus, você deve fazer isso o mais rápido possível. Pois a condição para a salvação da tua alma é: crer e ser batizado em nome de Jesus. Independentemente da tua posição dentro da comunidade ou da igreja em que você pertence.

 

Nada poderá nos deter de ser batizados em nome de JESUS, agora!

 

Atos 22:16 - E agora, porque te deténs???  Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados invocando o seu nome (JESUS)

 

 

Lembre-se:

Todo texto sem contexto é pretexto para erro.

Leia sempre os textos acompanhados dos contextos para sua maior compreensão, e ore para que o Espirito Santo ilumime sua mente e seu coração.

 

Pastor Roberto Bertoni