TRINDADE
Tantas São as guerras dos Cristãos e como se não bastasse tantas lutas,guerras e um sofrimento que só é aliviado pela misericórdia de Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, ainda temos os maus testemunhos que são dados por essa terra , não pelos mundanos que estão desde já condenados pela escritura do SENHOR, isso se não se converterem à tempo, mas por aqueles que se dizem Cristãos. Na Verdade amado leitor, nesse mesmo instante existe um grande número de pessoas confusas , e confundidas, sem temor à Deus e sem conhecimento pleno do evangelho , sem santidade muitas vezes, buscando riquezas e não o reino dos céus,pessoas podadas das verdadeiras revelações de Cristo e que se intitularam dominadores de pessoas ,carecendo de oração estão orando por outros, sem se convencerem do que dizem obrigam os outros à crerem , pessoas sem clareza que não se calam para ouvir ,nem se assentam para ler senão aquilo que os satisfazem em seus interesses tão tristemente consagrados,isso causa tristeza à igreja do Senhor Jesus Cristo, a verdadeira e não o ajuntamento que diz honrar o Senhor ,mas o nega nas Obras.São pessoas que muitas vezes convencem as outras pela aparência de mansidão e com palavras fingidas ,macias ,suaves transtornam todos os alicerces do Bom Cristão, aguerrido,fervoroso e lutador.
Na verdade está acontecendo uma grande guerra amados, não somente contra o diabo, mas a própria igreja está dividida entre doutrinas que são atualmente defendidas com todas as forças, e isso tem até mesmo trazido os Cristãos a leitura mais constante da Palavra de Deus, mas por outro lado, tem causado divisões irreparáveis no meio.É a luta entre a UNICIDADE E A TRINDADE, palavras que tem seus significados bem definidos que exprimem idéias totalmente contrárias uma das outras. A primeira defende a existência de um Deus único, pessoa única dotada de todo poder , e a Segunda ao contrário consagra três pessoas ativas na função de Deus, três entes, pessoas que se revezam continuamente na aplicação do poder daquele maior, ao qual se subordinam os outros dois.Em busca da verdade nessa luta terrível para se chegar ao conhecimento de Deus, estamos dispostos a enfrentar as opiniões muitas vezes infelizes de certos seres sem temor que insistem em se dizer Cristãos. Vamos mostrar nesse pequeno ensaio um pouco daquilo que o Senhor Jesus é capaz de fazer, ou seja, através de parábolas confunde os homens revelando o mistério somente a quem quer. Um bom estudo!
INTRODUÇÃO
“...Mas a Igreja já não detém as armas necessárias para lutar a santa Sé e , portanto , a Inquisição tinha perdido o seu prestígio. A universidade de Paris , que tinha acabado por se impor ao Santo Ofício no que respeita aos crimes de heresia , e o parlamento , encarregar-se-ão na França , de amordaçar a Reforma. A 3 de janeiro de 1521, Lutero será excomungado , depois de Ter queimado publicamente a bula papal que condenava quarenta e uma proposições tiradas das suas obras : a hostilidade de Roma era manifesta ,mas o papa já não podia reagir como os seus predecessores. Era ,pelo contrário, a vez dos protestantes se imporem pela força sublevando tropas ,como fêz o suíço Zwingli em Zurique .Numa surpreendente reviravolta da situação ,quando ,em 1541 João Calvino conseguiu estabelecer-se em Genebra em caráter definitivo ,instituiu uma verdadeira inquisição para se opor à irreligião ,à liberdade de pensamento que ameaçava minar os fundamentos da fé. Entre 1541 e 1546 , registraram-se cinquenta e oito execuções capitais e MIGUEL SERVET foi queimado vivo em Genebra , em 1553,por Ter negado o “dogma Santíssima Trindade”.
Inquisição /Vol.1/Pag 61/Biblioteca PUC/MG/Brasil.
Desde que o homem surgiu o mesmo tenta pela força impor seus dogmas. Resta tão somente ,e enfim, o recurso derradeiro no anseio de garantir suas imponentes idéias: a morte! Os chamados “Pais da igreja moderna”não foram diferentes ,e no desejo de defenderem dogmas como o da “trindade”se lançaram também em assassinatos empilhando corpos pela Europa. Até onde um homem pode chegar na defesa de suas idéias? Será que essas idéias são as interpretações mais exatas das escrituras sagradas? Em nome de Deus podemos matar , perseguir , tergiversar , usar de artimanhas e malícias para se chegar a ser o detentor da verdade?
Essas e muitas outras perguntas ficarão esclarecidas, porém uma série de dúvidas e de incertezas serão esmiuçadas na tão esperada volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Num esforço contínuo lutamos contra os pre-conceitos dos “sábios”e “entendidos”desmascarando os dogmas implantados numa história que sem dúvida está prestes a ser definida.
ANTECEDENTES DA VINDA DE JESUS CRISTO
Sumário de uma grande História
É necessário antes que entremos nos grandes mistérios que nos revelam o verdadeiro batismo, que cheguemos ao entendimento do propósito de Deus para o homem da terra, o por quê desse propósito, causas, conseguências , discernindo quando ,onde e como esses antecedentes ocorreram.
Temos porém que entender que uma grande massa de pessoas resistem ao conhecimento das escrituras por não possuir o Dom de adentrar os limites que margeiam o conhecimento humano ,conhecido como ciência e de contemplar o oculto revelado pelo espírito de Deus ,que à princípio parece loucura ,mas traduz-se em verdadeira sabedoria .
Pensando nessas almas que falaremos rapidamente, em linguagem clara de mistérios ocultos desde a fundação do mundo, que hoje podem ser revelados através daqueles que realmente possuem o entendimento espiritual.
A Bíblia nos conta que Deus sempre existiu, que não nos é dado saber de onde ELE veio, nem para onde vai, mas que existe e permanece para sempre independente de qualquer vontade ou anseio humano. Nos contam as escrituras no livro de gênesis que no início, o espírito de Deus pairava sobre as águas. Sabemos portanto que debaixo desse céu , a primeira coisa a existir depois de Deus são as águas. Sendo assim Deus impelido pelo seu espírito criador, desejou grandemente criar coisas diferentes , e como sábio arquiteto do universo , começou sua obra terminando-a seis dias após. Devemos estar atentos no fato de que ninguém sabe exatamente qual o lapso de tempo foi gasto , haja visto que o tempo de Deus não é o do homem, e para ELE mil anos é como um dia e um dia como mil anos.( 2 Pedro 3.8)
Um fato deveras gerador de dúvidas e que colocam os “sábios”e ëntendidos” cheios de confusas constituições filosóficas que nada explicam, é o fato de que nesse livro Deus diz que “façamos o homem nossa imagem e a nossa semelhança”.(Gênesis 1.26) Sendo assim , os fervorosos defensores da “trindade” nos querem fazer entender que no ato da criação humana três pessoas distintas , três seres diferentes e divinos participaram da atividade, sendo porém que nunca e em momento algum a Bíblia se refere a palavra “trindade”. Sabemos que uma das ações mais abomináveis atribuídas ao homem é exatamente o acréscimo de palavras ou de termos que passam a ser utilizados por membros da congregação de Deus.Na verdade nem o termo “trindade”como “Unicidade”possuem raízes nas escrituras , e são em suma coisa ofensiva a Bíblia, e nada mais representam do que a fragilidade do poder de discernimento humano, que o faz recorrer a falsamente correta “ciência” que por sua vêz dá a luz as mais variadas formas de pensamentos e os introduz a tão santa ,imaculada ,perfeita e completa Palavra de Deus.Não devemos como Cristãos à princípio tomar qualquer termo humano para explicar aquilo que somente com as próprias palavras de Deus conseguiremos fazê-lo.Em resumo ,tenho como certo que somente utilizando os princípios e termos bíblicos ,sem acrescentar ,nem retirar qualquer porção é que chegaremos ao conhecimento do verdadeiro Deus. Vejamos então a punição para aqueles que professam o acréscimo dos termos :
“...Porquê Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa , que estão escritas neste livro.”Apocalipse 22.18
Ora, com um pouco de esforço podemos notar que a introdução de dogmas tem ofendido as sagradas escrituras trazendo sem dúvida as terríveis punições discriminadas no mesmo livro santo. Seja o ofensor pastor, diácono,presbítero ou qualquer outro que persista no erro de proclamar palavras que são criadas por homens e acrescentadas aos cultos , isso trará sem dúvida a punição de um Deus que não brinca . Então termos como “Deus triuno”, “trino”, “Santíssima trindade”, “trindade”, “Deus unicista” e outros não passam de manifestações filosóficas acerca de mistérios ocultos desde a fundação da existência, tornando o culto até mesmo diverso daquilo que se deveria Ter sido mantido santo , imutável, sem mácula, coisa não observada pelos muitos diplomados que se introduzem diligentemente.
Mas infelizmente , mesmo condenados esses termos teremos muitas vêzes que nos reportar a eles pela sua publicidade o que torna as próprias igrejas produtoras de dogmas e de ciências estranho
ORIGEM DA “TRINDADE”
Um livro muito lido entre os evangélicos tratando da multiforme de Deus disse:
“DEUS é Espírito e não possui carne e ossos ,como os mórmons dizem. Assim ,o raciocínio deles peca desde o seu início!”
Seitas e Heresias/Vol 1 / Jaziel Guerreiro Martins
Me parece que na vontade de atacar o proselitismo esses pastores e teólogos estão se tornando loucos ,blasfemando assustadoramente da Palavra de Nosso Deus. Não no que tange à sua crítica concernente a seita dos Mórmons ,que é grande heresia realmente, mas no que concerne a forma humana de Deus. Não sabem eles que Deus se fêz carne ,e se só há um Deus ,como explicar então sua condição humana?Será que apresentando três pessoas distintas seria o ideal?
Vejam Deus em carne e osso...
“E seu nome será Emanuel(Emanuel traduzido é DEUS CONOSCO)”.Isaías 7.14
“Um menino nos nasceu , um filho se nos deu e o principado está sobre os seus ombros E SEU NOME SERÁ ,maravihoso conselheiro ,DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, príncipe da paz...”Isaías 9.6
“No início era o VERBO ,ELE estava com DEUS e ELE era DEUS...
estava no mundo e o mundo foi feito por ELE e o mundo não o conheceu...
e o VERBO se fêz carne e habitou entre nós...”João 1. Versos 1,10,14.
O verbo é Deus e se fêz carne e como dizer esses escritores heréticos que Deus não possui carne nem ossos?
Seriam eles como o apóstolo Tomé que duvidando da soberania de JESUS CRISTO foi envergonhado sendo obrigado a tocar em seu corpo ,em suas feridas,em suas chagas? E assustado foi obrigado a reconhecê-lo como DEUS quando diz...
“...Pôe aquí o teu dedo e vê as minhas mãos ;chega a tua mão e pôe-na no meu lado;não sejas incrédulo mas crente .
Tomé respondeu e disse-lhe: SENHOR MEU E DEUS MEU”. João 20.27
Curiosamente esses “tomés”de hoje estão pregando aquilo que não crêem ,ou seja , prometem a salvação através de um DEUS que não conhecem não sabem sequer que DEUS se fez carne ...
“...haverá também falsos doutores que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o SENHOR que os resgatou,trazendo sobre sí mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções ,pelos quais será blasfemado o caminho da verdade...”2 Pedro 1 e ainda...
“Amados não creiais em todo espírito mas provai se os espíritos são de Deus,porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.Nisto conhecereis o espírito de Deus:TODO ESPÍRITO QUE CONFESSA QUE JESUS CRISTO VEIO EM CARNE É DE DEUS ; e todo espírito que não confessa que JESUS CRISTO veio em carne não é de Deus mas é o espírito do anticristo ,do qual já ouvistes que há de vir , e eis que já está no mundo.”1 João 4.2
Ora, quem se fêz carne senão aquele que já existia, senão o todo –poderoso na carne de um filho prometido?Como Deus não possui carne?
“Não temas,EU SOU o primeiro e EU SOU o último fui morto,mas eis que aquí estou vivo para todo sempre...”.Apocalipse 1.17
Certamente que a letra os pegou ,pois o SENHOR é espírito ,e onde habita o espírito do SENHOR aí habita a liberdade( 2 coríntios 3.17),mas isso não impede que ELE tenha formas variadas no decurso de sua grandeza.. Logicamente que esta é mais uma forma do SENHOR ,carne , Espírito , anjo,como quiser ,tem JESUS de todas as maneiras e formas na sua Palavra.Mas por que não entendem isso? Por que não sabem que DEUS possui carne como nós provamos ?Certamente a História é ainda antiga...
Após o derramamento do Espírito Santo a igreja primitiva se viu acochada ,perseguida , e com ódio diabólico lançaram-se sobre ela os imperadores romanos ,ajudados pelos próprios judeus tradicionais, mas isso não conteve o crescimento da igreja devido aos muitos sinais que atraíam cada vêz mais um número maior de pessoas.Até então a igreja tinha como único DEUS e SENHOR o NOSSO JESUS, sendo completamente defeso falar em qualquer outro acima dele.
“e em nenhum outro há salvação porque também nenhum outro NOME há ,nem no céu ,nem na terra ,nem debaixo da terra pelo qual possamos ser salvos”
Atos 4.12
Assim se davam bem nossos irmãos com as parábolas as quais registram as escrituras sabendo discernir com clareza a multiforme de DEUS, podendo identificá-lo com exatidão na pessoa de seu JESUS CRISTO.
Mas conforme já previsto pelos profetas e pelo próprio SENHOR JESUS , a astúcia de Satanás tomará forma por volta de 325 d.C. Nessa época um imperador conhecido , CONSTANTINO, usando de astúcia e observando que não poderia frear os Cristãos sem a sabedoria torpe , cria uma entidade religiosa e a entrega ao mundo como a única religião permitida na terra.
Nasce então a conhecida e diabólica"IGREJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA”. À propósito, muitos poucos católicos sabem de sua origem,nem sequer conhecem o sinônimo de “católico”. Significa essa palavra "Üniversal”,"Mundial”, dando a demonstração de seus objetivos, firmar-se como única entidade religiosa em todo planeta. Sem dúvida que contando com um império de soldados que dominava todo Oriente e Europa não foi difícil a sua implantação em todo mundo. Quem reagiria contra a ordenança de um imperador Romano? O que poucos sabem é que nessa implantação que perdurou durante a idade média cerca de 50 milhões de pessoas entre crentes e adeptos de outras seitas foram mortos com requintes de crueldade. Assim os romanos que haviam matado os apóstolos substituem suas imagens de escultura de origens pagãs ,como Ísis , Osíris , e outros, por personagens bíblicos afim de atrairem a sí um remanescente diminuído de adoradores de JESUS. Rapidamente reinaram únicos e exclusivos o que gerou a mordomia eclesiástica,os abusos sexuais , a imoralidade, a luxúria, a venda de imagens, indulgências, a politicagem, e por fim a atitude mais trágica e cruel, a implantação de um tribunal eclesiástico conhecido como “santo Ofício”. Esse tribunal de padres passeava pela terra procurando quem quer que fosse adepto de outras religiões e diante de qualquer indício de ofensa ao papa as pessoas eram julgadas em praças públicas sem direito à defesa , e após uma série de torturas objetivando suas confissões eram martirizadas, e mortas perante os olhos de milhares de pessoas.Enquanto os carrascos passeavam com seus corpos pela praça um atalaia viria atrás pregando a mesma pena àqueles que tentassem desobedecer ao Papado. Nesse período diabólico os dogmas tomaram conta da igreja,sendo o culto desvirtuado de sua natureza, as cartas eram proibidas de serem lidas , as pessoas num regime feudalista e degradante eram obrigadas a trabalhar para satisfazerem o luxo dos padres e do rei, caso contrário estariam “destituídas da salvação”. Enfim no Século XV as primeiras reações contrárias surgem , com nomes como JOHN HUSS, MARTINHO LUTERO, CALVINO ,ZWINGLI e muitos outros que com fé rompiam os grilhões da" Babilônia" ,todos eles certamente pagaram com suas próprias vidas o legado da sabedoria e da coragem recebidas do alto. O que não se esperava era que nessa reforma e na tradução da Bíblia esses mesmos homens pecariam em detalhes preciosos , como :
Criaram eles mesmos uma Inquisição protestante matando Católicos e demais inimigos clérigos; Introduziriam em suas igrejas “ ëvangélicas”dogmas trazidos do catolicismo que até hoje se encontram consagrados em meio evangélico, e o pior de todos será por nós agora estudado...
“qualquer que nega o filho não tem o Pai; e aquele que confessa o filho TEM O PAI”. 1 João 2.23
As parábolas sobre o pai ,o filho e sobre o Espírito Santo tem causado na História fervorosos combates entre várias ramificações de seitas.A afirmação de Isaías em seu capítulo 8. Verso 16 em que diz que JESUS CRISTO será a “pedra de tropeço”tem nos assustado ,pois é real a sua grandeza e iminente seu cumprimento.Na tentativa de se explicar o pai no filho e o filho no Pai, O espírito em CRISTO e CRISTO no espírito e desenhar essa harmoniosa relação os homens se entregaram as mais variadas formulações filosóficas ,sem se darem conta que se afastavam da pessoa única , da onisciência, onipresença e onipotência de DEUS.Assim ao invés de observadas suas formas variadas , DEUS deixou de ser único para se transformar
em várias Pessoas divinas. Não era de se assustar , a explicação desse dogma virá através de um padre que residente nos castelos politeístas católicos ,envolto às suas imagens ,não saberia discernir com eficiência a santidade e a exclusividade da pessoa de DEUS. Assim,tentaram até mesmo colocar mais dois tronos nos céus ,haja visto que no único que está posto assenta-se para sempre o cordeiro imaculado e imolado por nossos pecados(Apocalipse 5.6)
Toda discussão parará certamente na identidade de JESUS CRISTO. HOMEM OU DEUS?
Como demonstramos, nossos teólogos estão por encontrarem-se com Deus ,literalmente.Hora DEUS ,Hora homem, JESUS CRISTO causa a maior dúvida no meio.
Um livro de Daniel Rops da academia Francesa datado de 1956 e intitulado ‘JESUS no seu tempo”nos demonstra com precisão a preocupação nesse aspecto e sua conclusão pela igreja católica....
“O homem e o Deus”
Resta ainda mencionar um problema- sim,porque a pretensão de o resolver é absurda – o mais obscuro problema de quantos JESUS suscita : o das relações entre a sua natureza divina e humana , entre aquilo que o fazia semelhante a todos nós e o tornava radicalmente diferente de nós .Essa questão ,considerada em si mesmo ,não pertence à psicologia ,nem tão-pouco à história. A crença na presença simultânea num mesmo ser ,do homem e do Deus ,pertence àquela categoria de enigmas a que a inteligência se furta,enigmas a que a igreja dá o nome de “mistérios”e que participam daquilo que São Paulo designa como o” ëscândalo” de JESUS( I cor.I,23,24).Mas não interessará a História esta questão ,tanto pelas correntes dadas ,como talvez também pelas indicações que se podem encontrar nos textos evangélicos a respeito das relações que tiveram em JESUS ,o divino e o Humano?
“Custou muito a igreja – escreveu Pascal- Provar que JESUS CRISTO era homem,contra aqueles que o negavam ,como provar que ELE era DEUS “. É impressionante verificar que mais de três quartos das heresias que ,a partir do século II e até aos tempos modernos dividiram os Cristãos ,tiveram por objeto esse problema da dupla natureza,- tanto inquieta os espíritos essa questão . Seria difícil enumerá-las : todas as hipóteses que o cérebro humano pode forjar foram formuladas ,tendo sido também dadas todas as explicações das coisas mais inexplicáveis ; um caleidoscópio de idéias , uma fantasmagoria teológica em que o gênio do Oriente ,recorrendo muitas vêzes aos armazéns do velho sincretismo e das religiões de mistérios ,antes multiplicou contradições do que decifrou enigmas.Facto curioso: são mais numerosas as seitas às quais repugna ver um Deus fazer-se homem,que as que se recusam a aceitar que um homem seja Deus, parecendo que a velha tentação existe ainda em nossos corações , a tentação pagã e aquela que a serpente insinuou em Adão :”hás-de ser como os deuses !”. Pascal notou também ,com verdade,que a heresia “não podia conceber a relação de duas verdades opostas e crendo que a confissão duma delas encerra a exclusão da outra “aceita uma e repele a outra . A doutrina ortodoxa da igreja mantêm-se na síntese”.
JESUS NO SEU TEMPO/PAG 24- ACADEMIA FRANCESA DE LETRAS
Aí está o tombo dos alucinados teólogos e filósofos acerca da natureza divina e humana de JESUS CRISTO. Têm eles a tendência de confessar uma e afastar a outra como que se impossível fossem as duas coisas ,como se o DEUS do Impossível se mantivesse restrito a homem ,ou a Deus , não possuindo poder suficiente para governar formas ou ações variadas ,em vários lugares ao mesmo tempo,em várias linguagens também , em várias maneiras ,ilimitado .. Assim pensaram em Deus como homem ,limitado nas formas, ou Deus ,ou Homem, quando deveriam imaginá-lo como divindade ,espírito eterno e único, aniquilando-se de sua glória no momento oportuno e a assumindo-a ao mesmo tempo,algo possível somente a ELE, fazendo-se filho sob sua própria casa (filipenses 2.7-Hebreus 3.6).Encontrando-se a essência ,não se pode ser confundido com os mistérios pertinentes as suas formas. Achando Deus ,como lançá-lo fora para pôr a crença sobre outro fundamento? Aí está o erro ,tendo chegado a identidade do HOMEM-DEUS ,e do DEUS-HOMEM,como queiram, lançam-na fora retornando ao começo do mistério,voltam ao ponto de partida, chegam até a porta .mas nunca adentram o átrio .
Dessa feita...
“tudo o garante: a sua posição perante a lei divina a qual se declara “mestre”, e que não hesita em pregar ,em modificar na sua formulação ,sabendo que “a cumpre”
, e cujo espírito ELE assegura Possuir ,enquanto os outros possuíram a letra ; o seu domínio tranquilo , simultaneamente na prédica e no emprego do seu poder miraculoso; e as suas palavras que se resumem nesta categórica afirmação:
meu PAI e EU somos UM(João X ,30)
São essas verdades juntas e não separadas que nos revelam a face de DEUS, não se pode separar um Deus , não se pode dividir DEUS E JESUS , não se pode imaginá-los separados ,um como homem,outro como divindade, haja visto sua natureza “sui gêneris”, exclusividade e multiforme.Parece-nos perfeito dizer que multiplicar sim , dividir ,nunca! Assim seja lá em que forma se encontre Deus sempre será o mesmo ,nunca será alterada sua natureza básica.Seja como pai, filho , Espírito Santo, Senhor dos Exércitos, todo-poderoso, Anjo, homem, ELE é o mesmo ,a mesma pessoa ilimitada , única e eterna. Erram por falta de conhecimento...
“Citando como exemplo esse problema das duas naturezas presentes em Jesus ,pascal demonstra o erro herético: os arianos não podendo associar estas coisas que consideram incompatíveis dizem que Jesus é homem,e nisso são católicos. Negam ,porém , que seja Deus e nisso são heréticos”.
JESUS
EM SEU TEMPO /PAG 370
Parece-nos incrível, mas a doutrina da "Trindade"possui essa mesma natureza Ariana! Ao dizerem que JESUS CRISTO é DEUS, acertam ,e ao afirmarem ser ELE a Segunda pessoa "divina"retiram-lhe os atributos que DEUS possui desfazendo sua onipresença,onisciência e onipotência o que gera a heresia da doutrina.
Qual a explicação para o homem -Deus ? Que seria ELE... a Segunda pessoa , e imediatamente subordinada a outra , apesar de ser Deus? Sem dúvida que o que nega ser ELE o próprio DEUS é herético, bem como o que nega sua forma humana , na verdade são estes atributos por ELE conquistados ,um Deus em forma humana a falar do pai. Mas...
“EU E O PAI SOMOS UM “. João 10.30
Numa tentativa de ser reconhecido na forma humana , e ao mesmo instante resguardando-se em sua identidade divina , ELE é o grande enigma.
Uma revista de circulação no meio ‘DEFESA DA FÉ” DIZ :
“Nosso conceito de trindade baseia-se nos termos do credo Atanasiano: “que adoremos um deus na trindade ,e a trindade na unidade ; não confundindo(separando)a substância .Pois existe uma única pessoa do Pai ,outra do filho,e outra do Espírito santo.Mas a deidade do pai ,do filho e do Espírito santo é toda uma só; a glória é igual e a majestade é co-eterna”. Revista “Defesá da Fé” pag9/no- 8
Eis aí a herética defesa da “trindade “provém do esforço de um padre chamado Atanásio ,na idade média ,ou seja, na primeira metade do século V, em exprimir as muitas faces de um Deus. Em sua luta ferrenha contra "o arianismo"que no fim do século III e começo do IV,negava a deidade de CRISTO e também a da trindade (diga-se de passagem pecou na primeira e acertou na Segunda ),Atanásio acabou pela criação de uma tese e não intimidou-se em
retirar a exclusividade e a personalidade única de Deus ...
“Eu Sou o primeiro e o último e fora de mim não há outro Deus”... Isaías 44.06
Posteriormente a tese de Atanásio foi seguida na Segunda metade desse século por Basílio de Cesaréia,Gregório de Nissa e gregório de Nazianzeno que eternizaram o termo "trindade".Na verdade o primeiro concílio,o de Nicéia ,dava as direções trinitárias do catolicismo o que chegaria a espalhar-se por toda terra .
A coisa fica mais séria quando porém falamos do grande filósofo da Trindade o padre Agostinho que é chamado de santo até pelas igrejas evangélicas. Esse homem aparece com a resposta para os anseios católicos do passado ,e filosofa numa época em que as idéias não eram muito claras, quando tudo estava ainda por se fazer ,quando a cultura passava por sofrível pobreza, assim toda filosofia ou explicação doutrinária feita não só por esse filósofo mas por qualquer outro possuía uma aparência de verdade e deitavam sobre ela toda a convicção ,como verdades indiscutíveis daquelas as quais não caberá recurso nem apelação tornado certa a coisa e determinada sua forma , ficando eternizada como fato inquestionável.
Entre tantos assuntos defendidos pelo padre "Santo"Agostinho encontramos em seus textos complexos ,cheios de dúvidas , a tentativa de exprimir aquilo que não está no conceito filosófico, a pessoa de DEUS.É uma verdadeira loucura ,ou indecência a especulação feita por esses filósofos acerca da pessoa de Deus. Dizendo-se sábios fizeram-se loucos, produzindo páginas e mais páginas em suas catedrais tentaram eles e seus seguidores exprimirem com precisão a grandeza do ser soberano, sem conduto terem obtido êxito,pois se enveredaram ao campo das filosofias vãs e sutilezas que os prenderam na própria letra de onde nunca saíram. Em seu livro Relaciones personales en la trinidad encontramos a origem da tal "santíssima "e estranha aos textos sagrados,"Trindade".Em frases como "Pater non est filius ,filius non est Pater;Pater non est de Filho ,Filius de pater est"(ou...El Padre non el Hijo,el hijo no es el Padre ...") sermon 217/pág 918 latim e 919 Espanhol
Tradução: " PAI NÃO É FILHO E FILHO NÃO É PAI,O FILHO VEM DO PAI E NÃO O PAI DO FILHO..."
fica clara a carnalidade de seus conceitos e a limitação imposta a pessoa divina única e ilimitada em seu poder, julgando a pessoa de Deus limitada em suas formas ,ou manifestação, dá a conclusão prematura e literal de que Pai não é filho e de que filho não é Pai.Na verdade a própria palavra "Trindade"é escusa ,ofensiva e soberbamente filosófica ,especulativa e desonesta para com os conceitos puramente Cristãos. Erra muito nas suas conclusões. Se o próprio homem pode ser Pai ,sendo porém filho, seria impossível a Deus assumir qualidades,formas,conceitos,figuras,propriedades ,atributos ,adjetivos enfim ,sendo ELE mesmo o arquiteto de todas as formas e coisas, e o Verbo que se fêz carne? Mas vejam como o próprio "Santo"Agostinho confessa a personalidade oculta de JESUS CRISTO...
"...Porquê CRISTO és hombre y Dios..." pg919(Relaciones Personales en
la Trinidad)
Certamente porém que o mundo não se aterá a isso,mas se aterá à síntese confusa por ele apresentada ,dada a sua autoridade como filósofo da época ,então por quê não deixar a Trindade ser criada?
Ainda reconhece a divindade de JESUS CRISTO quando diz...
" son el Padre y el hijo una misma cosa...y son un Dios único,porquê la divindad es indivisible..."pg919
Narra a própria pessoa de DEUS ,confessa ser única e Ter toda a preeminência e posteriormente se enrolará novamente nas suas várias formas com as quais se apresenta no decurso das santas escrituras.Na verdade todos os homens que conhecerem as escrituras sagradas confessarão a deidade do verbo encarnado ,confesso porém que a dificuldade está na sua mantença ,na confissão de exclusividade que poderá ser alterada dependendo do ângulo com o qual se o observa,hora na sua paternidade , na sua filiação própria ou na sua forma invisível de espírito eterno. Como a filosofia é abatida pelo espírito revelador que sabe as coisas de DEUS.
Novamente confessará o filósofo que se tornou referência das igrejas evangélicas...
"...estemos em su verdadero hijo,jesucristo;El,en efecto,es el verdadero Dios y la vida eterna." Pag 919
Tradução: "estamos em seu verdadeiro filho,JESUS CRISTO;Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna "
É o que condenamos nos pensadores trinitários , suas sínteses são condenadas por suas próprias teses.Ensinam o abecedário e depois erram eles mesmos nas escritas.Chegando-se à Deus ,o mistério, poderia retornar-se ao ponto de partida?Assim se fazem como cegos em torno de sí mesmos ,giram , giram e nunca saem do mesmo lugar , especulando sempre ,mas nunca desvendando os enigmas,mantêm-se vivos enquanto viver a dúvidas das pessoas ,mas se desfazem com o brilho da verdade , o nascer de uma nova possibilidade ,mais perfeita e harmoniosa.Pois bem, é no livro de "santo"Agostinho que apostam os defensores da Trindade, é nesse padre que confiam os teólogos , estão aprisionados em dogmas seculares ,que nada explicam, somente vagueiam acerca do assunto e o pior, isso gerou um monstro de três cabeças.Os alicerces do Cristianismo atual não são os mesmos do primitivo ,mas foram gerados no seio da filosofia trinitária de Agostinho. Esse padre declara sistematicamente a existência de três pessoas. Isso se relaciona mais a filosofia , a interpretação pagã do que a realidade dos fatos.Vejam seu discípulo Battista Mondin, teólogo filosófico falar acerca das três pessoas...
"o conceito de pessoa é uma conquista do pensamento Cristão,que a ele chegou a partir da meditação sobre o mistério de DEUS,uno e trino, e do estudo da história da salvação"... A face de Deus: sua natureza e seus atributos
pag 319
Observem a seriedade da coisa...os próprios discípulos de "santo "Agostinho se dizem seguidores de " MEDITAÇÃO" ACERCA DO " DEUS UNO E TRINO ", o que nos parece um grande escândalo ,haja visto que : a) a meditação de um homem, idólatra por sua natureza (padre submetido a cultos aos santos) não nos parece ser confiável ,(quantas horas de meditações devem Ter sido praticada por Hitler ,por exemplo ?)
b) a meditação desse homem está assentada sobre um conceito de "triuno" coisa estranha as escrituras, haja visto que nunca em tempo algum as mesmas se referem a esse conceito,assim parte de uma ficcão para tentar explicá-la;A própria Palavra "Pessoa " significa nos escritos de Agostinho e de Mondin "Espírito " e confessar que existem três espíritos diversos a serem adorados trazem o politeísmo às igrejas.
..."Há variedade de dons mas o espírito é o mesmo". 1 cor.12.4
"...E da boca do dragão , e da boca da besta, e da boca do falso profeta ví saírem três espíritos imundos ,semelhantes a rãs,porque são espíritos de demônios ,que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo mundo para os congregar para a batalha ,naquele grande dia do DEUS TODO-PODEROSO. Apocalipse 16.13
Mas quando o conceito pagão de "Pessoa " é substituída por"formas" divinas , aí sim ela se adapta bem aos mistérios sem entregar a divindade bíblica nas mãos do politeísmo . Assim podemos ler em Apocalipse 5 verso 6 por exemplo...
Quando se diz que o cordeiro possui os sete Espíritos de Deus enviados à terra, podemos acreditar sem dúvida, nem variação de dúvida , que se refere às suas sete formas variadas com a qual gera todas as outras e não às sete pessoas distintas a serem adoradas. Mas não perde sua glória para outro, haja visto sua condição de majestade e de eternidade na sua iniqualável entronização de um DEUS multiforme.(Se Atanásio ou Agostinho observassem esses sete Espíritos de DEUS enviados à terra seriam bem capazes de criarem sete pessoas a serem adoradas).Na verdade a própria expressão"sete espíritos de Deus"está escrita em parábola não devendo ser olhada literalmente ,mas, deve-se discernir que DEUS possui um só espírito multiforme em sete formas básicas,caso contrário cairíamos em apostasia criando novas pessoas.O conceito bíblico de " sete Espíritos de Deus"é o de "sete Formas de DEUS"haja visto que até o momento a palavra "pessoa "além de ser escusa as escrituras não trouxe a real interpretação das mesmas ,ofendendo a exclusividade dos atributos como onipresença,onisciência e onipotência de DEUS, e não podem ser incorporadas aos textos nem as suas
interpretações.
O que mais impressiona é que apesar de serem obscuros em suas afirmações , cheios de contradições, e criadores de palavras profanadoras como "trindade"tanto Agostinho, como Atanásio, e outros muitos discípulos medievais estão hoje representados pelos pastores, diáconos,presbíteros e demais dirigentes religiosos sem expressão crítica.O conceito medieval de "pessoa"atribuída por Agostinho ao mistério das variações das formas de Deus tem causado malefícios sem fim. Seu próprio seguidor o critica ...
"o conceito de "pessoa "elaborado por Agostinho ,Boécio e Tomás de Aquino,foi unanimimente acolhido pelos teólogos da idade média e da época moderna(além de acolhido pelos concílios e magistérios eclesiásticos),os quais se serviram dele sobretudo na abordagem dos "mistérios de Deus e de Cristo." A partir de Descartes ,o conceito de pessoa foi objeto de novos aprofundamentos ,que levaram a outras significativas aquisições ,como a auto-consciência,a comunicação, a coexistência, a proximidade, a alteridade, a autotranscendência". Pag 321 teologia Filosófica/Mondin
Em outras palavras a própria tese Agostiniana está superada por Ter sido assentada sobre a tradução errônea de "Pessoa", agora mais bem definida a palavra nos mostra que "pessoa" não é a expressão exata a ser utilizada ao conceito de Pai ,filho e Espírito santo,haja visto seu caráter de determinar a coisa separando seus espíritos,dando a cada um vida própria ,vontade própria e auto-consciência,assim deixam de ser a mesma coisa ou como queiram ,pessoa ou espírito e chegamos então a heresia do politeísmo pagão, como na trindade egípcia, o que se torna incompatível com a Palavra de Deus que determina que "não haja outro DEUS diante de Mim.."(Gênesis 20.3).Se DEUS é onipresente,onipotente e onisciente como haver três pessoas(espíritos de seres diferentes) Comandando em um mesmo espaço,ou trono,ou céu ?(o " ONI "quer dizer 1 só).Ora,baseando-se no conceito atual de "pessoa"temos ...
"Ora,há diversidade de dons,mas o espírito é o mesmo"...1coríntios 12.4 isso significa..."Ora,há diversidade de dons ,mas A PESSOA é a mesma". Lógico que a pessoa é a de DEUS, manifesta em várias formas,assim como nos dons.
Tudo começa e termina exatamente na pessoa de JESUS CRISTO.ELE é o grande mistério a ser ainda desvendado.
"ouve ó Israel, o SENHOR teu Deus é o único SENHOR..."
Marcos 12.29
"Vós me chamais mestre e SENHOR e dizeis bem pois EU SOU ". João 13.13
Assim surge uma verdadeira aberraçào indescritível de um trono repartido entre três pessoas distintas algo assutador, macabro , sem expressão convincente que nada esclarece somente causa mais dúvidas. Ocorre desse modo a submissão de JESUS a alguém ,o que é bíblicamente contestado ...apesar do pai ser maior que ELE (pois o pai era ELE mesmo revestido de glória) quando acochado para revelar o pai disse JESUS...
“ESTOU CONVOSCO HÁ TANTO TEMPO E NÃO ME TEM CONHECIDO FILIPE?QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI ,COMO DIZES TÚ MOSTRA-NOS O PAI?”João 14.09
Ora ,isso é divisão de pessoas ou multiplicação de formas? O Deus que é filho se revela como pai também . Será que existem três pessoas ,ou Pai ,filho e Espírito santo São três formas de uma só pessoa ?Na verdade o homem sai sempre pelo lado da razão humana ,ou lógica ,não pela compreenção divina, inspiradora mantendo-se em explicações carnais sobre "theos"(Deus no grego). A maioria das seitas ,como a maçonaria, espiritismo, catolicismo ,paganismo recorre de fato aos três ,às três pessoas "divinas" como forma de escapar da multiforme de um único SENHOR E DEUS. Na verdade "trindade" é uma ficção criada para atender os anseios católicos ,e pagãos, na tentativa de se desenhar Deus na linguagem humana,o que retirou a sua personalidade exclusiva ,omitindo ao mesmo tempo sua variação de formas e qualidades.
Os teólogos da revista "Defesa da Fé"confessam serem discípulos do Padre Atanásio ,o que nos parece no mínimo terrível.....
“AQUÍ HÁ SABEDORIA , AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NÚMERO DA BESTA ,PORQUE É NÚMERO DE HOMEM;E O SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS.”APOCALIPSE 13.18
666 X JESUS CRISTO
CURIOSIDADE:
A maçonaria adora em seu trigésimo terceiro grau à uma trindade egípcia composta pela mistura de"Iavé","Osíres" e "Baal", o que compôe o termo "Zebolum",um deus falso de três cabeças.Não descartamos a hipótese dessa seita Ter influencia na criação da trindade católica.
AURÉLIO AGOSTINHO( "SANTO"AGOSTINHO)
(
354 A 430) Bispo de Hipona,na África, de
396 a 430,nascido em tagaste, na Numídia,um dos quatro doutores da igreja latina .Teve ,através de fecunda produção literária,grande influência no pensamento religioso,filosófico e teológico de sua época e das que se lhe seguiram.Filho de Patrício,pagão, e de Mônica ,católica,em criança chegou a ser catecúmeno,mas não foi batizado.Estudou em Cartago,preparando-se para uma carreira de retórico.As recriminações que a si mesmo fêz ,mais tarde não nos permitem supor que houvesse mergulhado em licenciosidade extravagante durante sua vida estudantil.Sua moral era a da época:a continência parecia-lhe fora de propósito, e antes dos 20 anos de idade,era Pai de um menino, Adeodato,que tivera de uma concubina . Sofreu influência do maniqueísmo( v.heresia),atraído pelas possibilidades ascéticas da seita, que abandonou ao desiludir-se com seu chefe, Fausto.Ao tentar carreira como professor em Roma,não teve sucesso e , em 384,foi para Milão , onde encontrou "santo"Ambrósio , bispo-estadista da cidade,então empenhado no combate ao arianismo. Êste encontro influenciou fortemente "santo"Agostinho . Já inclinado para o Cristianismo ,Agostinho estudou a doutrina dos filósofos neoplatonistas , de que tanto se valeram os padres da igreja.Após a famosa cena do jardim, narrada em suas "confissões",quando aplicou às suas próprias angústias , como revelação divina, as palavras que ouvira de uma criança , encontrou paz interior.Em 387, foi recebido como converso e batizado por Ambrósio,juntamente com seu discípulo Alípio e seu filho Adeodato.Voltando à África ,foi feito padre , bispo-auxiliar e bispo de Hipona,pequenino pôrto do Mediterrâneo que iria celebrizar durante seu episcopado. Limitado geograficamente a sua diocese ,Agostinho não saiu mais da África ,mas seu pensamento ,expresso em milhares de cartas , diálogos ,tratados,solilóquios(neologismo que inventou),corria todo mundo.
"Santo "Agostinho é considerado um dos fundadores da teologia ,onde sua principal obra é "de trinitate" , em 15 livros ,uma sistematização da doutrina Cristã(dizem).Das três grandes polêmicas em que se envolveu ,contra os donatistas, contra o maniqueísmo e contra o pelagianismo,resultaram muitas obras ,entre as quais "de Doctrina Christiana, De Baptismo contra Donatistas, De Natura et Gratia, De Libero Arbitrio". Suas obras traduzidas para o português ,cujo interêsse perdura ainda hoje, são as "Confissões"(autobiografia) e a "cidade de Deus " em que discute o problema do bem e do mal , as relações do mundo espiritual e material. Seu estilo literário era primoroso,tomando partido total da flexibilidade da língua . Era um formidável cunhador de frases , que muitas vêzes tornaram-se ponto de partida para controvérsias e mesmo heresias. Suas obras exerceram imensa influência sobre o pensamento filosófico-religioso de toda idade média. ( A . X . T . Mirador/142-143)
ORIGEM DA PESSOA ÚNICA (UNICIDADE)
EM JUDAS 1.4 ESTÁ ESCRITO...
“Procurando eu escrever-vos com toda diligência acerca da comum salvação tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vêz foi dada aos santos. Porquê se introduziram alguns que já antes estavam escritos para este mesmo juízo,homens ímpios que convertem em dissolução a graça de Deus e negam à DEUS ,ÚNICO DOMINADOR E SENHOR NOSSO , JESUS CRISTO .
O termo UNICIDADE surge em resposta a tese apresentada por Atanásio ,Agostinho e outros filósofos e vem explicar que o fato de estar contida na Bíblia expressões que se referem ao Pai,filho e Espírito santo, a mesma Bíblia esclarece que a identidade do Deus único é multiforme o que traz a deidade completa ao Senhor e Salvador Jesus Cristo .Em outras palavras, explica que Pai , filho e Espírito santo não são três pessoas ,mas três formas distintas que um Deus possui, manifestando ao homem nessas três formas para fazer alianças com o mesmo.Mas na essência esse Deus é pessoa única e manifesta esse poder de várias formas ,tomando formas variadas no decurso
de sua história. “TRÊS SÃO OS QUE TESTIFICAM NO CÉU:O PAI , A PALAVRA E O ESPÍRITO SANTO, E ESTES TRÊS SÃO UM”! 1João 5.7
E então , com qual das teses você ficaria? Com o Deus em única pessoa e formas variadas ,ou com a tese que dirá que Deus é uma divindade conjunta em três pessoas, o que se traduz em Politeísmo, mesmo que seus membros queiram resistir a essa idéia?
A VERDADE CONTIDA NAS ESCRITURAS
De fato o homem tenta explicar mistérios de Deus de maneiras humanas tentando registrar em síntese coisas que na verdade extrapolam limites de expressões. A grandeza de Deus, bem como suas muitas manifestações são insondáveis e inescrutáveis pelos modos humanos...
“...Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria , como da ciência de Deus!Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis ,os seus caminhos!Porquê quem compreendeu o intento do Senhor ?Ou quem foi o seu conselheiro?Ou quem lhe deu primeiro a ELE, para que lhe seja recompensado?Porquê DELE, e Por ELE , e para ELE são todas as coisas; glória,pois a ELE eternamente . AMÉM .”Romanos 11.36
Assim se referiu o apóstolo Paulo quando refletia acerca do Senhor, observe que ele mesmo pergunta “quem lhe deu primeiro a ELE”? Com certeza ,mesmo escrevendo
em parábolas Paulo reconhecia o seu criador e sutilmente nos interroga convidando-nos a apresentar alguém, em algum lugar ,que seja antes do Senhor Jesus , é assim que são revelados os mistérios ,observando os detalhes chegamos ao conhecimento da identidade de Deus , e mais, ao seu precioso Nome.
Falaremos agora de mistérios profundos. Estejam atentos as revelações.
PRINCÍPIO DAS PARÁBOLAS:
Um aspecto que pouco se observa entre os mestres teólogos é a de que a Bíblia se refere a uma maravilhosa História de maneira fantasiosa , figurativa o que se chama parábola. A linguagem utilizada pelo Espírito de Deus em registrar as eternas linhas tão perfeitamente trabalhadas tem gerado dúvidas de todos os tipos e fazem com que pessoas com o mínimo de preparo ou sem eleição divina sejam tidos como dirigentes de massas por todos os lados.Cada qual dá sua própria interpretação e assim lança no mercado espiritualista suas novas teses , o que gera mais dúvida do que esclarece trazendo o fermento às igrejas.Vejam algumas menções feitas às parábolas...
O salmista em Salmos 78.2 – “...Abrirei a minha boca em parábolas...”
JESUS CRISTO EM Mateus 13.3 – “...Falou-lhes de muitas coisas por parábolas...
JESUS CRISTO EM Marcos 4.34 – “...Sem parábolas nunca lhes falava...”
JESUS CRISTO EM Lucas 8.10 – “...falo aos outros por parábolas...”
E em muitas outras passagens seja do ante ou pós exílio seja no último livro o de Apocalipse.Na verdade muitas passagens que a princípio parecem claras quando mais profundamente estudadas são observadas como verdade aparente e não a totalidade do mistério, tendo o Cristão de se desdobrar na busca do seu verdadeiro esclarecimento afim de que o Senhor com seu espírito eterno torne aberta a porta da sabedoria e da inteligência.
RESUMO RÁPIDO DO PASSADO
Explica a Palavra de Deus que após Ter criado o homem sua imagem e semelhança Deus foi pelo mesmo traído o que gerou sequelas como dores de parto às mulheres, submissão ao marido , trabalho árduo ao homem , entre tantos outros reflexos decorrentes desses primeiros. Pois bem, após tanto tempo Deus encontra Abrãao que após devidamente provado é aprovado para dirigente de um povo “como a areia do mar”. Tendo seus descendentes sido escravizados no Egito por faraó , O Senhor Deus levanta então Moisés que após dez grandes milagres que provam o poder do Senhor os traz a tão desejada liberdade. Tendo os mesmos atravessado o mar vermelho na inesquecível abertura das águas, são finalmente seus descendentes introduzidos à terra que emana leite e mel. Após algumas gerações tornaram-se rebeldes e dados às práticas pagãs espalhadas entre a sociedade hebréia. Isso traz a ira e desencadeia uma série de punições das mais variadas entre mortes,pragas , e exílios. Dentre as punições mais graves deveras a que mais nos interessa é o fato de o Senhor Deus Ter aberto assim a possibilidade de ser conhecido e adorado por outros povos ...
“...Mas vós sois a geração eleita , o sacerdócio real,a nação santa,o povo adquirido ,para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que em outro tempo ,não éreis povo,mas agora,sois povo de Deus ;que não tínheis alcançado a misericórdia ,mas agora ,alcançastes misericórdia.”. 1 Pedro 2.9
É aí que começa nosso estudo, no anúncio das boas novas aos gentios.
Revelações feitas a Isaías
Um dos livros mais importantes para entendermos um pouco sobre a identidade de Deus é o livro de Isaías ,nele contamos com grandes revelações que são lidas por milhões de pessoas em toda terra mas que está em mistério a sua grande maioria.Nas passagens desse livro podemos esclarecer com eficácia algumas dúvidas multisseculares que rodeiam os Cristãos.Em Isaías 7.14 , O Senhor revela ao profeta que uma virgem daria a luz a um filho e seria o seu NOME EMANUEL.
A palavra “Ëmanuel”de origem hebraica é um termo que traduzido significa “Deus conosco” o que nos traz uma grande revelação que não é com atenção observada pela grande maioria..."JESUS CRISTO É DEUS CONOSCO"! O que os doutores e mestres teólogos não entendem é que só existe um Deus na Bíblia por ser sua natureza totalmente, absolutamente monoteísta. Isso gera então uma dúvida de grande porte pois seria possível o único Deus se encarnar ?Então quem seria JESUS CRISTO ,Deus?
O apóstolo Paulo escreve a respeito disso...
“...estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência para o conhecimento do mistério de Deus-Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”. Colossenses 2.2
Dessa forma, é necessário buscar profundamente o entendimento de JESUS CRISTO para se chegar a compreenção de sua Deidade.
Após a revelação de que JESUS CRISTO seria “Deus conosco”surge nova e profunda revelação em Isaías 8.16...
“Então ELE vos será por santuário ,mas servirá de pedra de tropeço e de rocha de escândalo às duas casas de Israel;de laço e de rede ,aos moradores de Jerusalém.E muitos dentre eles tropeçarão e cairão e serão quebrantados , e enlaçados , e presos”.
Observem que JESUS seria uma pedra de tropeço que geraria a queda de muitos... na verdade dizemos que ELE é uma pedra de tropeço onde muitos ainda caem, e são quebrantados .
O Senhor Deus dando continuidade a sua palavra ,dá a Isaías mais uma grande revelação , quando em seu capítulo 9,verso 6 diz...
“Um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o principado está sobre os seus ombros e o SEU NOME será maravilhoso conselheiro, DEUS FORTE , PAI DA ETERNIDADE , príncipe da paz.”
Observe que fizemos um maiúsculo nas palavras “DEUS FORTE”E “ PAI DA ETERNIDADE” afim de se chamar a atenção para o NOME DE DEUS , e também para o NOME DO PAI a qual o próprio Senhor Deus se refere.
Temos que pouquíssimos estudiosos da palavra de Deus quando perguntados acerca do NOME DO PAI são conhecedores desse mistério então , dissimulam-se em respostas vãs e sutilezas , mas a resposta a qual deveriam se dignar a darem é somente essa ,JESUS CRISTO! Também , quando perguntadas acerca do NOME DE DEUS , se mostram totalmente ignorantes , sendo podados do conhecimento de que a própria palavra de Deus nos ensina que O NOME DO MENINO SERIA “DEUS FORTE", e que esse menino é JESUS CRISTO! Assim temos pela primeira vêz a menção do NOME DO PAI e necessário se faz para o que deseja entender o mistério, observar que Isaías 9.6 é uma afirmação clara e objetiva do NOME DO PAI. Continuando , temos as revelações que Isaías recebe do castigo de Israel pela falta de fidelidade com o Senhor e a narração em Isaías 53 do castigo ao qual passaria o Senhor JESUS ,pelos nossos pecados, carregando sobre sí as nossas tantas injustiças, o que nos comove profundamente . Mas ainda nesse livro temos vários outros mistérios acerca da identidade do Senhor JESUS CRISTO.
QUEM VIRIA A TERRA SALVAR ...
“O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens , para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos ; não há quem faça o bem ,não há sequer um”.
SALMOS 14.2
A passagem acima refere-se a tristeza pela qual Deus passou ao contemplar a sua criação. Era necessário enviar um salvador, os homens estavam desviados e destituídos de salvação e somente um pregador com grande poder poderia atrair a sí os tão rebeldes homens. Mas a quem enviar à terra ? Quem estaria capacitado a salvar a terra e à passar as provações que estavam profetizadas em Isaías 53?
Certamente que “Deus enviou o seu filho não para que condenasse o mundo ,mas para que salvasse o mundo”.João 3.17
Mas o que o mundo não sabe é quem é o filho de Deus...
“Ninguém conhece o filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o filho e a quem o filho quiser revelar”. Mateus 11.27
Ora, O SENHOR JESUS CRISTO disse que a identidade do Pai e do Filho somente seria revelada a quem ELE quiser , isso porquê toda Bíblia está escrita em parábolas e assim se faz necessário que ELE , o Senhor , nos ensine através de seu espírito o que devemos quardar.
VEJAM QUEM SALVARIA O HOMEM DA TERRA NA FIGURA DE UM FILHO ENVIADO...
“Vós sois as minhas testemunhas para que creiais e saibais e entendais que EU SOU O MESMO e que antes de mim Deus nenhum se formou e depois de mim nenhum haverá.
EU , EU SOU o SENHOR , e fora de mim não há salvador.
EU ANUNCIEI, EU SALVEI E EU FIZ OUVIR e deus estranho não houve entre vós ,pois vós sois as minhas testemunhas ,diz o SENHOR , EU SOU DEUS !”. Isaías 43.10
Vejam a grandeza desse mistério , O SENHOR DEUS dizendo que ELE anunciou , ELE salvou e ELE fêz ouvir, ou seja ,como Pai anunciou a salvação , como filho salvou na cruz os homens e como Espírito Santo eterno faz os moradores da terra ouvir isso através de sua palavra .
Como pode essa afirmação ?Poderia Deus Ter- se feito carne e habitar entre nós? Claro! O nosso Deus é o Deus do impossível!
Nessa última passagem Deus revela a Isaías que ELE é o que salvou o homem de seus pecados , mas o que tem levantado dúvida é a maneira pela qual a palavra de Deus se refere ao Pai ,filho e Espírito santo, dando uma certa impressão de que são três pessoas , mas na realidade são somente três formas de uma série de outras a qual Deus possui . Aprofundando mais você entenderá.
Ainda no mesmo livro desse abençoado profeta , a palavra de Deus nos mostra novamente quem viria à terra salvar seu povo ...
“Por amor de mim,por amor de mim O FAREI . Pois COMO SERIA PROFANADO O MEU NOME E A MINHA GLÓRIA NÃO DAREI A OUTRÉM . DÁ-ME OUVIDOS Ó JACÓ E TÚ Ó ISRAEL A QUEM ESCOLHÍ EU SOU O MESMO , O PRIMEIRO E TAMBÉM O ÚLTIMO”. Isaías 48.9
Aí está em letras garrafais que ELE nosso único Deus ,o Senhor, Viria por amor ao SEU NOME salvar o seu povo haja visto que a sua glória não seria dada a mais ninguém e assim ELE continua eternamente o primeiro e o único.
À propósito observe a afirmação do Senhor Jesus em ...
“não temas ,EU SOU o primeiro e o último e o que vive , fui morto ,mas eis que aquí estou vivo para todo o sempre”Apocalipse 1. 17
e ainda...
“Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra , EU SOU o alfa e o ômega , o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro”. Apocalipse 22.12
Certamente que entrando no tema “Multiforme sabedoria de Deus “você entenderá .
A vinda de Deus ainda é anunciada em ... “Voz do que clama no deserto;preparai o caminho do SENHOR ; endireitai no ermo vereda a nosso Deus”. Isaías 40.03 e João batista disse “Eu Sou a voz do que clama no deserto ,: endireitai o caminho do Senhor como disse o profeta Isaías”. João 1.23.
Sendo assim, a profecia referia-se a voz que prepararia o caminho para nosso Deus, e João Batista diz que é a voz que clama no deserto ,então JESUS CRISTO É .... DEUS!
Vejam em Zacarias 2,verso 10...
“Exulta e alegra-se ó filha de Sião,porque eis que venho e habitarei no meio de tí , diz o SENHOR”.
E ainda...em Zacarias 9.9 e 9.16 assim...
“alegra-te muito ó filha de Sião; exulta ,ó filha de Jerusalém ; eis que o teu Rei virá a tí ,justo e salvador ,pobre e montado sobre um jumento ,sobre um asninho ,filho de jumenta(...) E o SENHOR ,seu Deus ,naquele dia salvará como ao rebanho seu povo...”.
A multiforme sabedoria de deus
Como se explica que Deus veio em carne sem entender a multiforme sabedoria de Deus?
Você percebeu que a palavra de Deus apesar de falar sobre Pai,filho e Espírito santo vem testemunhando de que Deus se fêz carne, mas como o homem com a sua mente tão materialista e limitada no campo de coisas visíveis entenderá essa vinda de Deus à terra ?o apóstolo Paulo muito se preocupava com essa questão porquê escrevia não com palavras de homens ,mas cheio do Espírito de Deus, falava de mistério oculto desde a fundação da terra ,querendo falar com sua própria palavra não podia,pois era impelido pelo espírito a registrar a verdade por parábolas...
“Todavia falamos de sabedoria entre os perfeitos ;não com sabedoria deste mundo ,nem dos príncipes deste mundo ,que se aniquilam ;mas falamos a sabedoria de Deus ,oculta em mistério , a qual Deus ordenou antes dos séculos para a nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu ;porque,se a connhecessem nunca crucificariam ao SENHOR DA GLÓRIA”. 1CORÍNTIOS 2.6
“...F alamos não com palavras de sabedoria humana mas com as que o Espírito Santo ensina,comparando as coisas espirituais com as espirituais, ora, o homem natural não compreende as coisas de Deus pois lhes parecem loucura...” 1 CORÍNTIOS 2.13
Observem que a linguagem que Paulo confessa usar não é de homens ,mas do espírito de Deus , assim se torna necessário que o homem adentre os meandros espirituais para entender-lhes .
Deus na verdade possui várias formas e se manifesta utilizando a forma que achar melhor em determinado momento.Quanto as várias formas de Deus disse o apóstolo Paulo...
“a mim , o mínimo de todos os santos ,me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios ,por meio do evangelho as riquezas incompreensíveis de CRISTO e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos ,esteve oculto em Deus ,que tudo criou;para que ,agora,pela igreja a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus segundo o eterno propósito que fêz em CRISTO JESUS NOSSO SENHOR ...” EFÉSIOS 3,8.
Na verdade os pastores em sua grande maioria ainda estão por conhecer essa verdade , e infelizmente seus dogmas católicos estão por ofender a divindade do único e santo SENHOR , que permanece Deus para todo sempre ,porém ,oculta isso dos sábios e entendidos lançando-lhes parábolas , que sem discernirem pela dureza de seus corações os farão certamente serem envergonhados no juízo final.
O Senhor Deus é multiforme!
Em outras palavras possui formas variadas e manisfesta-se como quer, mas ao contrário do que diziam os seminaristas e teólogos , ELE é único , um só e não a Segunda pessoa de um dogma chamado “trindade”. Na verdade o Senhor JESUS é o primeiro e o último e não a Segunda pessoa dessa blasfêmia .ELE é Deus! Não é isso que disseram quando o fogo desceu do céu no desafio de Elias(1 Reis 18.38 )contra os falsos profetas de Baal ? Que só o Senhor é Deus? Pois ELE continua sendo Deus e a sua glória não foi transferida a ninguém , só o Senhor Jesus é Deus!
O Senhor Deus jurou por sí mesmo que diante DELE todo joelho se dobraria e toda língua o confessaria (Isaías 45.23) e conseguiu isso fazendo –se servo
“sendo ELE DEUS não teve por usurpação ser igual a Deus ,mas aniquilou-se a sí mesmo ,tomando forma de servo ,fazendo –se semelhante aos homens ; e achado na forma de homem ,humilhou-se a si mesmo ,sendo obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o NOME QUE é SOBRE TODO NOME ,PARA QUE AO NOME DE JESUS se dobre todo joelho dos que estão nos céus , e na terra ,e debaixo da terra ,e toda língua confesse que JESUS CRISTO É O SENHOR , PARA GLÓRIA DE DEUS PAI’. Filipenses 2.7
Que coisa maravilhosa é a linguagem do Espírito santo .ELE diz que JESUS CRISTO É DEUS que aniquilou-se da sua glória tomando forma de homem e depois fala que seu NOME é o NOME sobre todo NOME! E também que todo joelho se dobrará e que toda língua confessará que ELE é o SENHOR para glória de Deus Pai. Ora, que Deus Pai, se só o SENHOR é Deus?Eis aí o que são parábolas , Paulo se refere então em parábolas a promessa que o Senhor havia feito em forma de Pai (Isaías 45.23)e que se cumprirá quando todos confessarem que ELE é o SENHOR ,ou seja ,DEUS! .É muita sabedoria de Deus ,em se resguardar ,ocultando sua identidade daqueles que professam trindade ,ELE não é três pessoas ,possui várias formas entre elas a de pai ,filho e de Espírito santo.
Ainda tratando da multiforme sabedoria de Deus cumpre alertarmos aos navegantes que os pastores e pregadores que dizem que a Trindade estava na concepção do homem estão completamente equivocados . Eles estão baseando-se no termo plural em que se registra a frase...
“façamos o homem a nossa imagem e a nossa semelhança...”gênesis 1,26
A ficção tomou a frente de suas doutrinas pois observem...
Primeiramente nessa ocasião Deus era um espírito e pairava sobre as águas sendo isso provado em seu capítulo 1verso 2 ,então o que fêz Deus foi registrar uma profecia . Em outras palavras Deus estava em Gênesis 1.26 profetizando que viria à terra em carne ,seria imagem e semelhança de um homem, e como ELE conhece o fim antes do começo ,deixou isso registrado logo no começo. Em segundo lugar a frase está no plural não porquê a trindade do padre Atanásio estava presente, mas porquê Deus possui sete (7) formas que lhes servem diante de seu trono, ou seja, sete espíritos seus que se manifestam no decurso da História para o homem, em cada ocasião ELE se revela de uma maneira diferente mas ao contrário do que insistem
em dizer ELE não é três ,nem mais de um , é a mesma pessoa divina que se multiplica em formas variadas... vejam e tirem suas dúvidas...
“João .às sete igrejas que estão na Ásia ; graça e paz seja convosco da parte daquele que é ,e que era , e que há de vir , e da dos sete espíritos que estão diante de seu trono...”Apocalipse 1.4
e ainda...
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os Sete Espíritos de Deus e as sete estrelas ...”Apocalipse 3.1
Vejam agora quem é Deus e onde habita todo o poder de seus sete espíritos...
E olhei e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um cordeiro ,como havendo sido morto , e tinha sete pontas e sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados a toda terra .”Apocalipse 5.6
Vejam como é tremenda a linguagem do Espírito santo , falando de verdades em parábolas nos revela que Deus enviou sete espíritos `a terra , e o Cordeiro (que está no meio do trono)possui esses sete espíritos. vejamos as sete formas com que Deus se manifestou ao homem desse mundo...
Todas essas formas e manifestações são de um único Deus ,única pessoa soberana de glória intransferível, eterna e infinita, não havendo lugar para mais de um Deus no seu reino.Multiformas de uma única pessoa divina.
Agora podemos saber onde habita a plenitude do poder , está
em JESUS CRISTO , o cordeiro que possui os sete espíritos de Deus enviados à terra !
“...porquê NELE habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.
Colossenses 2.9
É muito importante ressaltar que na forma de filho ELE revelou o SEU NOME!
Tendo o Senhor e Salvador JESUS CRISTO nascido , pregado ,feito milagres ,ELE então deixou registrada no livro de Mateus 28 no verso 19 uma ordem à saber ...
“portanto ide, fazei discípulos de todas as nações batizado-os em nome do pai e do Filho e do espírito santo...”
O que os mais distraídos não sabem é que Jesus Cristo faz mencão a um NOME pelo qual o pai se chama,também o filho e o Espírito Santo.Não existe uma só referência bíblica que confirme a existência de três pessoas, e essa também não dá indício algum acerca disso ,somente refere-se a três das várias formas a qual Deus possui, referindo-se também à um NOME pelo qual o Pai se chama ,também o Filho e o Espírito Santo e eterno DELE mesmo.
A mesma ordem é registrada em Lucas 24.47 e ,pasmem, em termos diferentes...
“Para que
em SEU NOME , se pregasse o arrependimento e a remissão de pecados começando por jerusalém...”
Ora, a remissão,ou lavagem de pecados nada mais ,nada menos é que batismo , e diz
EM SEU NOME , ou seja,
em NOME DE JESUS CRISTO !
Com qual ordem eu fico? Com Mateus 28.19 ou com Lucas 24.47? Ora, Deus não é Deus de confusão ,mas a palavra de Deus causa confusão nos duros e tardos de coração.Nenhuma dessas passagens contradizem a outra ,somente referem-se a um NOME SOMENTE PELO QUAL O PAI SE CHAMA E O FILHO E O ESPÍRITO SANTO, provando mais uma vêz sua natureza de ser único em várias formas ou ministérios.
E que NOME será esse?Qual é o NOME do Pai? Vamos encontrá-lo:
“um menino nos nasceu ,um filho se nos deu e o principado está sobre os seus ombros E O SEU NOME SERÁ maravilhoso conselheiro DEUS FORTE ,PAI DA ETERNIDADE ,príncipe da paz...”Isaías 9.6
O nome do pai é revelado antes mesmo da criança nascer , é o nome do menino; e o menino se chamou JESUS CRISTO!
Mas JESUS CRISTO não é o filho de Deus? E como seu NOME é o NOME DO PAI?
Sim ELE é o filho de Deus, e é o próprio Deus encarnado na missão de seu filho.É a multiforme sabedoria que o permite tomar formas variadas para se multiplicar como quiser ,mas é a mesma pessoa , nunca transferindo seu poder ou glória,senão para sua outra forma ,como achar melhor ,mas mantendo tudo e todos sob seu domínio eterno.Observe atentamente que hora o SENHOR JESUS falava como Pai ,como filho e como Espírito Santo...
Disse Jesus...
“Não está escrito no livro dos profetas que seriam todos ensinados por Deus?Portanto todo aquele que do Pai aprendeu vem a mim , não que alguém visse à Deus, À NÃO SER O QUE É DE DEUS; ESTES TÊEM VISTO AO PAI”.João 6.45
“EU E O PAI SOMOS UM”João 10.30
“EU SOU o caminho e a verdade e a vida.Ninguém VEM AO PAI SENÃO POR MIM. Se vós CONHECÊSSEIS A MIM CONHECERÍEIS AO MEU PAI. E DESDE AGORA O CONHECEIS E O TENDES VISTO.”João 14.06
“Disse-lhe Filipe: SENHOR mostra-nos o Pai o que nos basta.Disse-lhe JESUS: ESTOU HÁ TANTO TEMPO CONVOSCO E NÃO ME TENDES CONHECIDO FILIPE ? QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI , E COMO DIZES TÚ MOSTRA-NOS O PAI? João 14.09 O que é difícil para entender é que depois de revelada a sua identidade oculta o SENHOR JESUS FALARÁ NOVAMENTE COMO HOMEM , trazendo a dúvida aos leitores,pois ELE só ensina a quem quer , e mantêm-se em mistério aos demais.Isso é multiforme sabedoria de Deus ,um Deus que se manifesta em formas e linguagem variada.O Senhor como homem exaltará ao pai,falará de Deus e fará tudo conforme o filho deveria fazer ,clamará ao Pai na Cruz, terá fome , sede , tudo conforme o filho deveria passar ,mas é o próprio Deus cumprindo suas profecias em nosso meio.
Vejam...
“No início era o verbo ,ELE estava com Deus e ELE era Deus (...) e o verbo se fêz carne e habitou entre nós...”João 1.1
O que João estava dizendo é que o único Deus ,o verbo estava consigo mesmo, solitário ,apesar de possuir ,como vimos, sete formas,(espíritos) diante de seu trono o que o leva a estar com Deus, ou seja, consigo mesmo, e se fêz carne e habitou entre nós e ainda ensina que os seus não o conheceram (João 1.10) e que vimos a sua glória(a de Deus) como a glória do unigênito do pai(João 1.14), ou seja, vimos a glória de Deus como se fosse um filho único (porquê ELE é único),vimos Deus como se fosse um filho cheio de graça e de verdade. É muito difícil de entender ? Claro que não! Mas muitos tentam contradizer e então caem em doutrinas enganosas e ardilosas. A letra mata o espírito vivifica.
Esclarecendo o NOME DO PAI , ainda vimos várias outras passagens que nos revelam a identidade oculta de JESUS CRISTO...
“Na verdade ,na verdade vos digo,antes de Abrãao EU SOU”JOÃO 8.58
Observem que JESUS CRISTO DISSE SER O PRÓPRIO “EU SOU “.
Vejam quem é o "EU SOU”...
Disse DEUS à Moisés:EU SOU O QUE SOU .Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel:EU SOU me enviou a vós”. Gênesis 3.14
Viram como JESUS CRISTO é Deus?
No livro de Tiago diz...
“tu crês que há um só Deus? Fazes Bem , pois até os demônios crêem e estremecem” Tiago 2.19.
Na verdade é muito triste saber que muitos se fazem pior que demônios crendo em mais de um Deus, é o que a trindade professa, três pessoas distintas , o que se traduz em mais de um Deus revezando o poder.E como essa palavra que não tem procedência bíblica está popular nas igrejas , é mesmo o fim dos tempos!É uma grande Heresia que está assinalando as testas de seus adeptos ,e certamente estarão no juízo final preparados para a suas vergonhas quando verão o único Deus e Senhor eterno , JESUS CRISTO .
Muitas passagens da escritura nos revelam o Nome do pai ou seja, o Nome de Deus ,basta um pouco de visão espiritual para sua interpretação correta.
O batismo das águas tem procedência nas primeiras linhas da Bíblia, quando o espírito de Deus pairava sobre elas. Alí demonstra-se a santidade desse espírito eterno, e as águas como sinal de sua pureza .Temos que , Noé foi batizado nas águas do dilúvio, que o povo de Israel foi batizado nas águas do mar vermelho,e com Josué no rio Jordão e que antes do batismo atual da igreja apareceu João batista no deserto batizando . Finalmente o atual batismo foi instituído nos termos de Mateus 28.19 e de Lucas 24.47 , tendo sua explicação ainda em João 3.5 ïn verbis “...
“JESUS respondeu: Na verdade ,na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito não pode ver o reino de Deus”.
E ainda...
“quem crer e for batizado será salvo ,mas quem não crer será condenado”.Marcos 16.16
curiosidade: A igreja católica deixou de praticar “batismo por imersão” em 1311 d.C.passando a aplicar “batismo por aspersão”,isso no concílio de Ravenna.
Dessa feita o batismo por imersão nas águas é ordenança a se cumprir preparando as almas para a entrada na “terra prometida”ou seja, o reino dos céus. É no batismo que as vestes espirituais que estão manchadas pelos pecados daqueles que chegaram ao entendimento do evangelho, será transformada ,lavada , renovada , dando a ele uma nova vida , calçada na verdade e na justiça real.
Ocorre porém que a maneira pela qual os ministros estão executando a ordem ,encontra-se viciada , desprovida da real visão a qual o evangelho anseia proporcionar às almas. O NOME que deveria estar sendo invocado sobre as almas e que tem poder para lavar os pecados tem sido negado no momento tão importante do nascimento espiritual , tornando então a cerimônia um “äborto”,haja visto que o ente passou pelo processo ,mas sem ver a luz .Sabemos que JESUS é a luz do mundo e se for negado no batismo não resta mais chance de nascimento .
“filhinhos ,escrevo-vos PORQUE PELO SEU NOME VOS SÃO PERDOADOS OS PECADOS”. 1 João 2.12
Em Mateus 14 à partir do verso 22 ,você verá o SENHOR JESUS CRISTO pairando sobre as águas à encontrar seus discípulos no meio do mar. Com um pouco de discernimento chegaremos ao entendimento de que ELE produziu esse sinal para que saibamos que ELE é mesmo o espírito de Deus que pairava sobre as águas em gênesis 1.2 , porém dessa vêz encarnado.Então JESUS é o único e eterno Deus e por isso é o primeiro e o último e não Segunda pessoa da “trindade”.
Em Lucas 8. Verso 39 e seguintes , verá a História da libertação do endemoninhado gadareno. Vejam ao seu final o mistério...
‘Torna para sua casa e conta quão grandes coisas DEUS te fêz.
E ele saiu apregoando por toda a cidade quão grandes coisas JESUS lhe tinha feito.”
Então JESUS é Deus!
São passagens que sutilmente revelam a sabedoria de Deus em ocultar-se .
Outra passagem em que sutilmente é revelado o Nome de Deus é na cruz.
No momento
em que JESUS padecia pelos nossos pecados um dos ladrões que estava crucificado com ELE zombava do SENHOR e o outro , com fé repreendeu o primeiro nestes termos...
“tu nem ainda temes a DEUS , estando na mesma condenação?”
E finalmente ganhou o reino quando pediu ao SENHOR da Glória a misericórdia!
A dificuldade dos homens está em saber quando JESUS fala como Deus ,como Filho e como Espírito Santo. Mas nós vamos demonstrar que não ;é tão difícil de entender como à princípio parece. Basta lembrar-se de que ELE é único e se manifesta em diversas formas.
Quando Judas Iscariotes saiu à buscar o SENHOR para o trair , no getsêmani , ao chegarem os soldados , o SENHOR JESUS adiantou-lhes e perguntou-lhes
“A quem buscais ?
Responderam-lhe : A JESUS ,o nazareno. Disse-lhes JESUS : SOU EU.
E judas que o traía também estava com eles.
Quando porém lhes disse : SOU EU ,recuaram e caíram por terra.
Tornou-lhes ,pois a perguntar:A quem buscais?E eles disseram:
A JESUS ,o nazareno.
JESUS respondeu “SOU EU...” João 18 .5 e seguintes.
Eis aí mais uma vez a sabedoria multiforme de Deus, quando JESUS responde a primeira vez e causa a queda do Homem , ELE responde como DEUS!
Na Segunda vez fala como homem, filho prometido padecendo na sua carne. Ou seja, o espírito eterno ,o verbo , encarnado e padecendo como homem.Eis aí suas duas naturezas ,a divina e a humana ,um DEUS que se fêz homem.
Mas Será que o NOME do pai está mesmo revelado ?
Disse JESUS:
“Manifestei o TEU NOME aos homens...”João 17.06
“Eu vos fiz conhecer o TEU NOME...”João 17.26
“Disse-vos isso por parábolas chega, porém a hora em que não vos falarei mais por parábolas ,MAS ABERTAMENTE VOS FALAREI ACERCA DO PAI...”
JOÃO 16.23
Então o que nos assusta é que a grande maioria dos que se dizem pastores ,pregadores ,missionários ,evangelistas ainda não têm essa palavra cumprida em sua vida ,ainda não sabem o NOME do Pai, ou seja, de DEUS apesar da própria palavra a qual pregam dizer em letras gigantes...”Vos fiz conhecer o teu nome” e “manifestei o seu nome aos homens”. É realmente muita cegueira espiritual.estão na letra e mal enxergam um palmo além de sí mesmos , têm medo de andar sobre as águas do espírito e se prendem em dogmas católicos que existiam antes de virem ao mundo ,assim estão satisfeitos em confessarem a doutrina de seus pais ,sem crerem nas escrituras estão confusos e confundem os outros.
O nosso DEUS se entregou naquela cruz...
“Olhai para mim e sereis salvos vós todos os termos da terra . EU SOU DEUS”.Isaías 45.21
Algumas pessoas crêem erroneamente que o NOME de DEUS é JEOVÁ.
Essa palavra significa “Senhor”ou ainda “Deus”e provém do hebraico ,sendo manifesta pelas traduções como “pleonasmo vicioso”( SENHOR JEOVÄ) ou seja, uma repetição de palavra ,ou seja, Senhor em português seguido de Senhor em Hebraico.Não é nome, mas um pronome de tratamento e faz referência à santidade de Deus ,referência ao seu Nome ,mas não Nome próprio.
Antes da vinda de JESUS , costumava-se dizer que “SENHOR é o seu NOME”(Êxodo 15.3) , mas o mesmo DEUS falará ...
“EU aparecí para Abrãao ,Isaque e Jacó,mas pelo meu nome ,O SENHOR ,NÃO LHES FUI PERFEITAMENTE CONHECIDO”.
Então o SENHOR confirma que pelo NOME de “SENHOR” não era perfeitamente conhecido,fazendo-se carne,semelhante aos homens trouxe o mistério à ser conhecido ,ou seja, o NOME de DEUS , JESUS CRISTO!
Mas blasfemaram e blasfemam disso por todos os lados...
“se chamaram o O PAI de família belzebul , quanto mais aos seus conservos”.Mateus 10.25
Que sutileza em marcos 12.29 ,quando perguntaram a JESUS qual era o maior mandamento ,observem o que ELE respondeu:
“ouve ó Israel , o SENHOR teu DEUS é o ÚNICO SENHOR”
E COMPLETA EM João 13.13...
“Vós ME Chamais MESTRE E SENHOR e dizeis bem pois, EU SOU”.
Como é gostoso encontrar a identidade de Deus...
Se Deus é o único SENHOR e JESUS é O SENHOR então JESUS CRISTO é DEUS! É maravilhoso saber isso!
Na verdade o SENHOR JESUS é e sempre foi DEUS e nunca o homem poderá entendê-lo na sua plenitude .
“EU SOU O SENHOR ,e não há outro ;fora de mim não há deus;eu te cingirei ,ainda que não me conheças para que saibas desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro ; EU SOU O SENHOR e não há outro.EU formo a luz e crio as trevas ;EU faço a paz e crio o mal ; EU o SENHOR faço todas essas coisas”. Isaías 45.5
“sabei que o SENHOR é DEUS!”. Salmos 100
“Todas as nações virão e se prostrarão perante a sua face, SENHOR e glorificarão o teu NOME.
Porque tú és grande e operas maravilhas ; SÓ TÚ ÉS DEUS!”.
Salmos 86.9
Afim de desmascarar a “trindade”o próprio SENHOR afirma em toda palavra que é DEUS ÚNICO , e todo joelho confessará que JESUS CRISTO É O SENHOR(Filipenses 2.7). Como estabelecer alguém acima de DEUS?É difícil crer que JESUS tenha gerado a sí mesmo?Na hierarquia celestial poderia alguém estar acima de JESUS?
Vejamos JESUS falar do Pai...
“porque o Pai enviou o filho não para que condenasse o mundo ,mas para que salvasse o mundo”.
João 3.17
Vejam que ELE diz que o Pai o havia enviado ... Agora veja ELE falar como o próprio Pai..
“e quem vê A MIM vê aquele que ME ENVIOU !”. João 12.45
É exatamente essa multiforme no falar que o homem tem tropeçado .
Muitas pessoas estão presas nos trechos onde JESUS falou do Pai ,mas não enxergam a sua explicação, não observam que no momento exato ELE mesmo se revela como o pai oculto.
O batismo de JESUS é deveras causador de dúvidas pelo fato de que uma voz do céu testificou do filho dizendo que ELE era o filho querido que tanto apraz à DEUS. Mas observem quem era a voz que estava no céu...
JESUS CRISTO pregando para os apóstolos...
“ora, ninguém subiu ao céu ,senão o que desceu do céu, o filho do homem QUE ESTÁ NO CÉU”. JOÃO 3.13
É incrível leitor, mas JESUS CRISTO estava em carne em nosso meio e em espírito no céu. Claro, ELE é multiforme e a sua glória, ELE não transfere à outrem(Isaías 48.11).
Isso é a prova incontestável de sua onipresença e como não dizer também de sua multiforma,aquí em carne e no céu em espírito ,testifica de sí mesmo,haja visto que é o verbo encarnado,ou ,Deus em nosso meio.
Profetizando a dúvida com o surgimento medieval da “trindade”o próprio SENHOR apareceu a Abrãao em forma de três homens e (Gênesis 18) enquanto 1 dos homens falava com ele, 2 se dirigiram a cidade de Sodoma e Gomorra para a destruir ,observem atentamente na narrativa da história que o SENHOR era os 3 homens ,mas não deixou de ser a mesma pessoa. ELE diz que irá a Sodoma destruí-la , e partem para lá dois homens que foram reconhecidos por Ló como o SENHOR , e fica um homem com Abrãao que era o mesmo DEUS a mesma pessoa ,porém multiplicada
em três. Pode ser isso impossível ao nosso DEUS? Claro que não .Cadê a “trindade”? Diante dos 7 espíritos de DEUS ela é uma grande “farsa”.
Os mais afoitos ouvindo isso se enfurecem,mas grande será a sua vergonha no último e terrível dia que está por vir.
Não devemos contemporizar nesse assunto .É pacífico entre as doutrinas que ELE é o enviado de Deus , o herdeiro daquilo que o pai possuía , somente cabe ressaltar que a figura do filho não deve ser olhada com olhos individualistas,separatistas e pessoa diversa da do pai, haja visto Ter ELE mesmo afirmado
“EU E O PAI SOMOS UM “. João 10.30
É inadmissível esse desmembramento pessoal, essa afronta de se dividir aquilo que foi ao contrário multiplicado,que é o mesmo , a pessoa única, exclusiva manifesta em corpo humano, trazendo aos homens o conhecimento do pai, e de seu próprio NOME.
“” Eu vim em NOME de meu Pai”. João 5.43
Assim , como homem cumprindo suas próprias profecias , revelou-se como DEUS oculto...
“o qual sendo o resplendor da sua glória , e a expressa imagem da sua pessoa
e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder , havendo feito por sí mesmo a purificação dos nossos pecados assentou-se à destra de Deus.”
Hebreus 1.3
É de fato, custoso entender que aquilo que é e permanece para sempre sendo onipresente ,onipotente e onisciente ,pode estar ao seu lado da maneira que quiser. Imaginemos o ar. São números infinitos de partículas agregadas as outras e ao seu lado , assim preenchem todo espaço, nem por isso são partículas diferentes, são as mesmas com as mesmas propriedades que somando formam a atmosfera respirável. Pois DEUS é contínuo e eterno preenchendo de maneira onipresente todo espaço ,logo está em sí ,ao lado de sí ,em frente de sí , atrás de sí e assim por diante.Da mesma forma a água em sua forma líquida toma outra forma na solidez de um gelo, contudo não altera as suas propriedades.Tornar-se –ia Deus outra coisa por tomar formas e possuir qualidades diversas? Vejamos porém a posição que JESUS CRISTO ocupa lá na glória...
“E eis que olhei e estava no meio do trono e dos quatro animais viventes um cordeiro,como havendo sido morto...” Apocalipse 5.6
Ora, aquele que deveria estar à direita é encontrado no meio do trono? Como pode ser? Claro ,tudo está escrito em parábolas, basta abrir o entendimento com uma busca constante que entendemos que ELE está onde quer estar.Assim como a Bíblia se refere a ELE em diferentes formas , assim também ELE mesmo se revela em diferentes lugares.
SÓ O SENHOR É DEUS!
1 Reis 18.39
JESUS CRISTO É O SENHOR ! Filipenses 2.10
Cumpre-nos registrar nossa insatisfação com a incredulidade no tão falado “Ëspírito santo”. A carnalidade tem esvaziado o templo, aumentado o mundo, abatido a fé, e devorado as almas. Vê-se uma ignorância completa no trato com um Espírito que de maneira misericordiosa tem sido atacado de todas as formas em nosso tempo.Incrédulos dirigentes tem silenciado a voz dos profetas nas igrejas por terem-se corrompido caindo na fútil tentativa judaica de monopolização das cultuações, pregando contra o proselitismo,tornaram-se proselitistas de
“ carteirinha”, atacando as igrejas que temerosas cumprem a palavra de Deus, caíram em seus próprios laços,fizeram-se cegos, guiando muitos cegos ,numa cegueira terrível .Prostituições, Roubos, adultérios,mentiras ,vaidades, sucesso financeiro, tudo isso e muito mais tem feito da pastoral uma das mais f edidas atividades em nosso tempo.Tratamos aquí dos muitos e insanos dirigentes das igrejas atuais que sem conversão prometem aos homens aquilo que não possuem, não conseguiria eu desabafar senão em incontáveis páginas de palavras amargas e angustiosas que a seu tempo serão ainda produzidas.Cabe por hora tão somente uma advertência à esses verdadeiros assassinos...
“Não sabeis vós que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis:nem os devassos ,nem os idólatras,nem os adúlteros,nem os efeminados,nem os sodomitas,nem os ladrões ,nem os avarentos,,nem os bêbados,nem os maldizentes ,nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” 1 coríntios 6.9
Na verdade, é muito maior o número de falsos profetas do que o remanescente fiel. São eficazes as formas de observar se uma igreja é ou não do SENHOR.Aquela a qual os seus sinais(Marcos 16.17 e 1 Coríntios 12, do 1 ao 11) são produzidos são suas e as que não as produzem são na verdade um projeto de intento dogmático,de dominação de almas, de enriquecimento muitas vêzes .Os neófitos precisam observar porém , que não se reconhece uma casa de Oração verdadeira pela manifestação exclusiva de demônios , senão deveríamos a rigor reconhecer os próprios centros de umbanda ou candomblé.Outrossim para se encontrar com o diabo atualmente basta muitas vêzes sair de casa ,ou ainda nem se precisa sair. É um conjunto de fatores que a seu fim determinarão a procedência da entidade, sejam seus sinais espirituais ,sejam as boas obras de seus membros, seja no comportamento destes, e ainda na doutrina por eles defendida..A palavra verdadeira será seu alicerce e assim num processo natural a própria palavra que é viva e eficaz estará respirando neles.Não pode haver sinais e um corpo de obreiros infieis,ou sinais sem a devida santidade de seus dirigentes,caso contrário estaremos em mais um “falso milagre”produzido por Satanás.Quantos casos de expulsões de demônios produzidos por igrejas que sedentas de angariarem lucro ,invocam verdadeiramente o multissecular inimigo sobre a vida dos inexperientes aventureiros que sem reservas se manifestam nessas almas perdidas? Dada a ordem de expulsão porém ,o diabo se oculta nessas vidas ,sem retirar-se ,haja visto a ineficácia da mesma ,dada por uma pessoa de vida impura e de coração dobre,assim enganados ficam o que “expulsa o diabo” e o que teve “seu diabo expulso”. Mas quando essas almas são levadas à igrejas de origem Cristã de fato, são libertas verdadeiramente produzindo então os verdadeiros frutos Cristãos, logicamente após abrirem a porta de seus corações.
“Portanto pelos seus frutos os conhecereis”. Mateus 7.20
Pois bem,esse grupo de incrédulos que hoje se denominam “homens de Deus”,não crêem nos sinais como profecias,revelações,curas miraculosas,visões, línguas estranhas e muitos outros, transferindo o culto ao ambiente humano,fálico e insuportável, motivo pelo qual,não crendo no que falam são os primeiros à serem vencidos , seja com mulheres,homens,vaidade,roubo,bebidas etc. Existe ,ainda ,a camada intermediária que é crente por conveniência e tomando o conselho de João ao pé da letra ,só acreditam no que “’é bom para sí mesmo”,jogando fora o que não lhe serve, sem discernir ,bem,fazem ao contrário muitas vezes , guardando o mal e lançando fora o bem(que muitas vêzes é a repreensão , exortação ,advertência).Isso tem gerado “a profecia à moda da Casa”.aquela que agrada o pastor ,o presbítero,ou feita ao jovem bonito da igreja ,ou à mocinha solteira, ou por qualquer outro interesse,até em troca de presentes se profetiza hoje.
Na verdade o Espírito Santo está vivo e contempla os seus em toda terra!
E quem é esse Espírito santo?
Muitas teorias tentaram explicá-lo. Mas sua explicação extrapola os limites filosóficos levando o homem a discussões ferrenhas acerca do assunto.Por fim ,um homem chamado Russel , retirando a vida ,ou essência desse espírito definiu-o como “força ativa de Deus”. (Russel é o criador da seita “testemunhas de Jeová”).
Seria o Espírito Santo uma coisa,energia,força,ou uma pessoa dotada de vontade ,anseios , objetivos e assim um ser vivo.? E se é ser vivo qual será seu NOME ?
Observe que nos termos da ordem da em Mateus 28.19 o Espírito Santo Possui NOME...
“Portanto ide ,ensinai todas as nações batizando –as EM NOME do Pai,e do filho ,e do ESPÍRITO SANTO”.
Observem a menção a qual se faz a um certo NOME pelo qual o Espírito Santo se chama. Temos observado em estudos que o NOME do Pai é JESUS CRISTO , e do FILHO também, mas qual seria o NOME do Espírito Santo?
É sem dúvida mais uma forma de Deus ,na qual ELE se mostra presente em todo o lugar, sendo assim é a própria pessoa de Deus incorpóreo . vejam que é a forma original a qual ELE ,Deus possuía no começo de tudo...
“e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Gênesis 1.2
Sem dúvida que o Espírito Santo é Deus , sabemos também que só há um Deus,e que “SÓ O SENHOR É DEUS (1 REIS 18.38) então como explicar Pai e Filho diante dessa nova forma de Deus?
É exatamente a multiforme sabedoria a qual ELE se manifesta que cria suas diversas faces. Não é Deus exclusivamente espírito! É ELE ilimitado em formas, e para o homem se manifesta ,seja como anjo, homem, espírito nunca deixará de ser a mesma pessoa de poder ilimitado,irrevogável e intransferível. Analisemos a afirmação de João em seu capítulo 1 verso 1 em que diz que “O VERBO estava com DEUS e o VERBO era DEUS ,e o VERBO se fêz carne”.
O Verbo é a Palavra , a palavra é espírito e apesar de ser ouvida não possui corpo , ora, esse Espírito , esse verbo ,essa palavra se fêz carne e habitou entre nós. Há que se lembrar que o Verbo é DEUS.
Mas ao Espírito Ter-se feito carne , deixou sua forma natural de Espírito santo e eterno? Claro que não ! somente multiplica-se em forma , mantendo-se onipresente e eterno, esvazia-se ao mesmo tempo e se torna carne, opera tudo isso ao mesmo tempo por ser exatamente multiforme( efésios 3.9 e seguintes).
E se é Deus ,portanto uma pessoa única,e eterna ,qual é o seu NOME?
Conhecemos várias pessoas e muitas delas possuem mais de uma profissão.
Num exemplo conheço um homem que é Bacharel em Direito,professor de História,Policial e Pastor, além de ser Pai, de ser filho e de possuir um espírito ,mas o que o torna mais de uma pessoa? Nenhuma dessas qualidades, pois a sua essência está na sua existência , na sua vida ,o que decorreu daí são somente acréscimos à sua Substância básica. Mas na função de Pai falará como tal,da mesma maneira como filho , como professor ensinará ,como bacharel em Direito ocupar-se-á de leis ,como pastor tentará salvar almas .Assim também a substância básica de Deus está em sua própria pessoa e DELE mesmo decorreu o seu próprio acréscimo nas suas mais variadas formas a que se manifesta. E seu Nome? Afinal qual é o NOME do Espírito santo?
O VERBO , o Espírito ,A Palavra fazendo-se carne nos revelou !
Vejam que o espírito de Deus é nada mais ,nada menos que a essência de Deus...
“quem guiou o Espírito do SENHOR? E que conselheiro o ensinou?
Com quem tomou conselho,para que lhe desse entendimento,e lhe mostrasse as veredas do juízo,e lhe ensinasse sabedoria , e lhe fizesse notório o caminho da ciência?
Eis que as nações são consideradas por ELE como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças ; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeniníssima . nem todo líbano basta para o fogo,nem os seus animais bastam para holocaustos,todas as nações são como nada perante ELE ;ELE considera-as menos do que nada e como uma coisa vã.
A quem pois ,fareis semelhante a DEUS ou com que o comparareis?
Isaías 40.13
Vejam as conclusões:
a) o Espírito santo é o Espírito do Senhor(JESUS CRISTO é o SENHOR)
b) ELE não possui guia nem conselheiro ,não há nada acima DELE
c) É ELE tão grande que toda terra é como nada para ELE
d) Nada pode se comparar à ELE ,pois é incorpóreo
Mas esse espírito se fêz carne e assumiu uma forma corpórea no evangelho novo . Deixou ELE de ser o SENHOR? Deixou ELE de ser onipresente?
Vejam quem é o Espírito Santo...
Disse JESUS CRISTO...
“na verdade,na verdade vos digo, que todo aquele que recebe o que EU enviar estará recebendo A MIM , e quem recebe A MIM recebe aquele que ME ENVIOU”. João 13.20
Nessa parábola JESUS CRISTO não só revela que o Espírito Santo a qual enviaria em pentecostes seria ELE em forma incorpórea ,como também confirma seu caráter de único e sua multiforma dizendo que quem o recebe , recebe aquele que o enviou ,esclarecendo que quem o enviou era ELE mesmo.
Ainda...
“e quem vê a mim vê aquele que me enviou”. João 12.45
Ora não era seu pai que o havia enviado nos termos do capítulo 3 de João em seu verso 17?
Pois aí está uma prova de que o pai é ELE mesmo! Também de que o Espírito Santo é o mesmo SENHOR.
Sabemos que isso não basta para os mais teimosos então satisfaçam-se com o seguinte...
Como homem JESUS disse...
“E eu rogarei ao pai, e ELE vos dará outro consolador ,para que fique convosco para sempre. O Espírito da verdade que o mundo não pode receber,porque não o vê ,nem o conhece , mas vós o conhecêis ,porque habita convosco e estará
em vós. João 14.17
E Paulo de Tarso...
“Ora ,o SENHOR é espírito , e onde está o espírito do SENHOR aí habita a liberdade!”. 2 Coríntios 3.17
Que SENHOR é este? Claro JESUS CRISTO é Espírito ,e Santo!
E mais...
“sei que disso me resultará salvação , pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de JESUS CRISTO”. Filipenses 1.19
Ainda...
“ou não sabeis vós que JESUS CRISTO está em vós ?”2 coríntios 13.5
e... “Vós porém não estais na carne ,mas em Espírito .Se é que o Espírito de Deus está
em vós. Mas se alguém não tem o Espírito De Cristo Esse tal não é DELE”. Romanos 8.9
A verdade é essa !Aquele que não tem o Espírito De JESUS CRISTO não é DELE! Então que espírito será esse que apresenta-se nas igrejas ,já que elas mesmas negam que o Espírito santo é CRISTO?
Caem aquí,
“Porque se alguém for pregar-vos outro JESUS que nós não temos pregado,ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes com razão o sofrereis.”2 coríntios 11.4
SÓ HÁ UM ESPÍRITO SANTO, JESUS CRISTO !
Cabe ao bom Cristão reconhecer somente JESUS CRISTO como Espírito Santo eterno, caso contrário partirá para o campo das Heresias à exemplo dessa “trindade” criadora de enganos (666).
O NOME DE DEUS
Assunto de elevada importância que não tem sido observado pelo teólogos e demais Senhores doutores da palavra é o fato de que quando perguntados acerca do NOME DE DEUS não encontram respostas em meio aos seus livros e apócrifos confusos e heréticos. Na verdade como ficou provado que o NOME do Pai e do Filho e do Espírito Santo é JESUS CRISTO , assim também provamos agora que o NOME de Deus é o Mesmo , dando a JESUS CRISTO toda nossa adoração sob pena de sermos apóstatas , como a maioria dos “crentes “atuais.
Com Clemente de Alexandria , Cristão da antiguidade ,surge peremptoriamente a idéia:"o uno (Deus) é indivisível e ,por isso ,infinito,pois não tem dimensão nem limites. Conseguentemente ,também não tem forma nem NOME"...
Clemente de Alexandria ,Stromati,V,12,41
Será que esse filósofo que se dizia Cristão pensou nessa idéia de um ângulo verdadeiro observadas as tantas impossibilidades lógicas de um Deus do impossível? Parece-nos que não...Não poderia Deus possuir seu próprio NOME ao qual se submeteríam todos os seus seguidores?O Deus dos judeus não teria se revelado na carne de seu filho que claramente dizia..."Vos fiz conhecer o SEU NOME"? (João 17.06). Ora, saíram atrás de filósofos na idade média deixando as raízes cristãs ,abandonando-as se tornaram blasfemos naquilo que diziam estar bem familiarizados.A teologia filosófica é uma praga!Deram à Deus um título de infinitude que em outras palavras o torna inacessível , desconhecido e distante ,algo hipotético, triste , já que nunca o acharemos.
Somente as escrituras sagradas podem possuir respeito nessa questão,não podendo ser observados conceitos que não passam de exacerbações filosóficas e metafísicas acerca daquilo que é inenarrável ,um ser de possibilidades infinitas,Deus ! Infelizmente os teólogos não passam de discípulos de Platão ,Aristóteles, Agostinho, Atanásio que nada mais eram que filósofos católicos que geraram mais dúvidas que explicaram mistérios ,levaram todas as perguntas e hipóteses para o campo das imaginações humanas que à moda da casa gera muitos seguidores cegos que nada entendem no que tange a doutrina de seus mestres mas insistem em professar suas loucas idéias acerca de assuntos que somente os homens espirituais podem descrever .
Estas são algumas passagens onde o NOME de DEUS é revelado...
“Porquê um menino nos nasceu ,um filho se nos deu e o principado está sobre os seu ombros e O SEU NOME será ,maravilhoso conselheiro ,DEUS FORTE , PAI DA ETERNIDADE, príncipe da paz.”Isaías 9.6
“porquê se introduziram alguns que já antes estavam escritos para este mesmo juízo ,homens ímpios que convertem em dissolução a graça de DEUS ,E NEGAM Á DEUS ÚNICO DOMINADOR E SENHOR NOSSO
JESUS CRISTO”. Judas 1.4
Havia na igreja primitiva algum outro Deus,ou dominador ,ou SENHOR? Claro que não!
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória DO GRANDE DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO’. Tito 2.13
“sabemos que o filho de Deus já é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro .E no que é verdadeiro estamos ,isto é ,
EM SEU FILHO JESUS CRISTO. Este é o VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA”. 1 João 5.20
O que uma parábola faz... revela o oculto de maneira maravilhosa .É perfeita a sabedoria de DEUS.
E o pastor Pedro , que os menos entendidos insistem em chamar de “a pedra”...
( A pedra é Jesus Cristo:Atos 4.11 e Efésios 2.20)
“Simão Pedro , servo e apóstolo de JESUS CRISTO,aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça de Nosso Deus e Salvador
JESUS CRISTO...”2 Pedro 1.1
"e ELE é antes de todas as coisas ,e todas as coisas foram feitas por ELE e para ELE.E ELE é a cabeça da igreja ;é o primogênito dentre os mortos para que em tudo tenha a preemência,porquê foi do agrado que toda a plenitude NELE habitasse e que havendo por ELE feito a paz pelo sangue da sua cruz,por meio DELE reconciliasse consigo mesmo todas as coisas,tanto as que estão na terra como as que estão nos céus". Colossenses 1.17
No entanto ,muitas pessoas ainda se aterão às passagens confundidoras onde passam à narrar de Deus e de seu filho sem se ater às revelações de que Deus e seu filho e seu Espírito são a mesma pessoa , descrita em diferentes formas e sentidos. Infelizmente não enxergam o mistério e quando começam a enxergar temem negar os dogmas seculares que os mantêm agarrados uns aos outros como se ajuntados pudessem vencer essa realidade. Nínguem poderá contradizer à Deus e às suas verdades ,jamais .
O NOME DE JESUS CRISTO
O Nome Jesus Cristo por nós utilizado para fazer menção àquele que era e que é e que há de vir ,ou seja, o todo poderoso, é a tradução grega do original (hebraico) representado pelo tetragrama YHWH .
Como esse tetragrama é inexpremível na nossa linguagem, foi traduzido em diversas línguas ,afim de que se saibam em todas as línguas que JESUS CRISTO é o SENHOR DEUS,haja visto que este é o NOME sobre todo NOME não restando nenhum acima DELE( Atos 4.12). O transliterado do original para o Português será YEHOSHUA ou ainda YESHUA dependendo do tradutor. Isso implica a seguinte pergunta: não estariam adorando ao NOME errado os que não estejam submetidos ao original YHWH ? Da mesma sorte não estaríamos adorando ao NOME errado por estarmos adorando a tradução grega do NOME original e não a tradução Portuguesa desse mesmo NOME de DEUS?
Certamente que não estamos adorando ao NOME errado.Na verdade em todas as línguas o NOME JESUS CRISTO deve ser adorado flexionando a sua forma original ao da pátria ,ou ainda ao aceito na pátria , afim de que ELE seja adorado em todas as línguas,tribos e povos,mas certamente que por Ter sido traduzido não perderá a sua natureza única e exclusiva de ser um NOME reconhecido por todos os Cristãos de todo mundo. Não é Deus ,o Deus de todas as línguas, e tribos e nações? Não são DELE todas as línguas e nelas não é adorado seu precioso NOME à maneira que ELE mesmo criou as multiformas linguísticas?Portanto seja no grego, no Inglês,no português ,no aramaico,no japonês,ou qualquer outra língua, JESUS CRISTO, YESHUA, YEHOSHUA,JESU CRISTO, JESUS CHRISTI ,IESOUS é o mesmo DEUS ,na sua sabedoria multiforme . (Efésios 3.10)
Seria Deus ,o criador somente dos Hebreus,não aceitando a locução de seu NOME nas línguas diversas que ELE mesmo criou? Certamente que não, além disso não se perde de maneira nenhuma a originalidade do NOME haja visto que a natureza sempre permanece.Ou deveríamos todos de repente nos tornarmos hebreus para exprimir o som do tetragrama YHWH sob pena de sermos condenados?Na verdade existem pensadores que insistem em dizer que os portuguêses devem adorar ao NOME YEHOSHUA , que é a adaptação do tetragrama à língua latina, enquanto JESUS CRISTO adapta o NOME partindo da tradução grega.Na verdade não há diferença entre um e outro NOME ,são os mesmos traduzidos em línguas diversas , portanto àquele a qual mais satisfizer ,seja aceito,não na sua forma, mas no seu conceito. Logicamente,que não há nenhum outro NOME original de DEUS dado debaixo desse céu desde o advento da vinda do CRISTO salvador.ELE é o Deus ,tanto dos judeus quanto dos gentios,tanto dos gregos como dos Portugueses.
RESTA TÃO SOMENTE APÓS AS CONSIDERAÇÕES APRESENTADAS OBSERVARMOS SE AS IGREJAS BATIZAM REALMENTE AS ALMAS NAS ÁGUAS OU AS ESTÃO DANDO UM BANHO SEM SABONETE !
“porque ele será como fogo dos ourives e sabão dos lavandeiros” malaquias 3.2
A ordem dada em Mateus 28. 19 não encerrou a bíblia em sí mesma ,mas apesar disso , os homens não desejam caminhar para frente para verem seu cumprimento.Após essa ordem existe outra determinando que os apóstolos não saíssem desenfreados em batizarem pessoas ,senão após a descida da promessa,ou seja do Espírito santo...
“Ficai porém em Jerusalém até do alto sejais revestidos do poder”. Lucas 24.49
Assim fizeram seus apóstolos até que no dia de pentecostes, “a loucura”do derramamento do espírito de Deus se fêz notório por toda aquela terra. Observem que após um grande discurso feito pelo espírito através de Pedro os judeus compungiram-se em seu coração e lhe perguntaram...
“o que faremos , varões irmãos?"
no que o pastor lhes respondeu ...
“Arrependei-vos , e cada um de vós SEJA BATIZADO
EM NOME DE JESUS CRISTO para perdão dos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo”. Atos 2.38
Vejam aí o primeiro batismo nas águas praticado pela igreja de Cristo após o advento da sua ressurreição. Isso feito
EM NOME DE JESUS CRISTO. Eis aí o NOME que é sobre todo NOME sendo invocado no batismo...
“e em nenhum outro há salvação ,porquê nenhum outro NOME há nem no céu nem na terra ,nem debaixo da terra pelo qual nós possamos ser salvos”.
Atos 4.12
E o que nos assusta é que os pastores não sabem disso ,e nem tampouco querem saber!
Reportemo-nos às santas palavras as quais foram registradas nos demais batismos da igreja primitiva...
(os apóstolos indo para oração pelo derramamento do Espírito do Senhor)
“Porque sobre nenhum deles ainda havia descido ,mas SOMENTE ERAM BATIZADOS
EM NOME DO SENHOR JESUS"” atos 8.16
Não foi diferente com Pedro na casa de Cornélio, eis novamente O NOME DE JESUS sendo invocado...
‘E mandou que fossem batizados
EM NOME DO SENHOR JESUS”.
ATOS 10.48
Ainda , Paulo em Éfeso , ao encontrar pessoas batizadas no batismo do passado, revogado, e ordena aos seus moradores que sejam novamente batizados...
“e os que ouviram foram BATIZADOS
EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO”. Atos 19.05
E Paulo contando na sua própria conversão o NOME ao qual foi invocado sobre o mesmo...
“Levanta-te e batiza-te e lava os teus pecados INVOCANDO O NOME DO SENHOR”. ATOS 22.16
Nessa passagem ele mesmo dá um profundo ensinamento de como batizar,somente INVOCANDO O NOME DO SENHOR.
Claro ,não disse João ...
‘filhinhos escrevo-vos PORQUE PELO SEU NOME VOS SÃO PERDOADOS OS PECADOS”? 1 João 2.12
Então como perdoar pecados sem invocá-lo?
É o mesmo que expulsar demônios em Nome de uma trindade fictícia!
É herético o batismo sem o NOME . No NOME está a HONRA do pai , no batismo reconhece-se de qual Pai se origina sua vida ,se do da mentira ou o da verdade, se da luz ou das trevas .tendo o pai morrido cabe aos seus filhos a herança de seus bens, e o que Deus pode testar na sua figura angustiada da cruz,o que ELE tem de mais precioso , claro a vida eterna ,deu então a vida eterna por nós desarraigando a sua própria ,tomando-a de volta depois ,pois é impossível que desapareça eternamente , deu a cada um de nós
EM SEU NOME, ESSA HERANÇA ETERNA, SUA PRÓPRIA VIDA., então que nasçamos da água e do espírito de maneira a tomar posse de suas benécias para conosco. Não há outro NOME à invocar ,então...
"e quanto fizerdes por palavras ou por obras , fazei tudo
EM NOME DO SENHOR JESUS ,DANDO POR ele GRAÇAS A Deus pai."Colossenses 3.17
É pela figura humana de JESUS que se dá graças ao Pai,(porquê ELE é o Pai em oculto-João 14.09 e 14.06) e seu NOME deve ser invocado EM TUDO ! Batismo é obra e é palavra ,então ficamos com os filósofos ou com a Palavra de DEUS?
POR QUÊ BATIZAR EM SEU
NOME ?
A) PRIMEIRAMENTE PORQUE É O NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO ;
B) PORQUE ASSIM OS APÓSTOLOS BATIZARAM E FORAM BATIZADOS ;(REFERÊNCIAS EM ATOS)
C) PORQUE É O NOME DE DEUS ;(REFERÊNCIAS JÁ DADAS)
D) PORQUE HÁ UM SÓ BATISMO E SE NÃO FOR EXECUTADO NOS MOLDES DA IGREJA DOS APÓSTOLOS NÃO POSSUI VALOR(EFÉSIOS 4.4)
E) POQUE EM MATEUS 28.19 NINGUÉM FOI BATIZADO ,MAS A IGREJA PRIMITIVA COMEÇOU A INVOCAR O NOME EM ATOS 2.38
F) PORQUE PASSARÁ O CÉU E A TERRA E AS PALAVRAS DO SENHOR NUNCA PASSARÃO ;
G) PORQUE AS ESCRITURAS ESTÃO PROVANDO QUE TRINDADE É UMA HERESIA CATÓLICA ;
H) PORQUE BATISMO SEM O NOME NÃO É BATISMO ;(1João 2.12)
I) PORQUE TODO AQUELE A QUAL DEUS REVELAR SERÁ COBRADO
EM SEUS CONHECIMENTOS; (Mateus 25.15)
J) PORQUE CRISTÃOS SÃO OS QUE CONFESSAM QUE JESUS CRISTO É DEUS ÚNICO;(Judas 1.4)
K) PORQUE SEM BATISMO NÃO PODERÁ VER O REINO DE DEUS ; (JOÃO 3.5)
L) PARA QUE SEJA CHAMADO “FILHO DO DEUS VIVO”; (Apocalipse 14.01)
Há muito que buscam o entendimento dos 144.000 salvos que estão em posição privilegiada em Apocalipse capítulo 14. Na verdade entendo que tal capítulo como toda a palavra está falando em parábolas de realidades a que estamos tratando no momento.Observem que estes têm nas testas o NOME do cordeiro e de seu pai. Ora , sabemos que o NOME do cordeiro é JESUS CRISTO , e através do estudo entendemos que seu Pai era sí mesmo , e que seu NOME é o Mesmo,chegamos então a conclusão que o NOME nas testas é um só , JESUS CRISTO.
Informa-nos o versículo 4 que estes nunca se contaminaram com “mulheres”.Estes seguem o cordeiro e não se acha engano em suas bocas.
A palavra “mulheres”tem vários significados na palavra de Deus sendo que neste caso trata-se de menção feita às igrejas. Na palavra de Deus aqueles que se envolvem com outras doutrinas ,ou adoram a deuses estranhos são tidos como membros de uma igreja prostituta...
“... foste como uma prostituta que em lugar de seu marido recebe estranhos’...Ezequiel 16.32
“... e prostituiu-se Oolá sendo minha...”. Ezequiel 23.5
“... ela não é minha mulher ,nem EU seu marido;e desvie ela as suas prostituições da sua face e os seus adultérios de entre os seus peitos”. Oséias 2.2
“...Como se fêz prostituta a cidade fiel!Ela que estava cheia de retidão!A justiça habitava nela ,agora homicidas.”Isaías 1.21
“... adúlteros e adúlteras ,não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade com Deus?”Tiago 4.4
Bom, em todas essas passagens Deus refere-se a prostituição espiritual a qual a sua igreja pratica desde a antiguidade,. Pois bem, não será diferente em Apocalipse 14.4, Deus se refere às igrejas hereges ,como mulheres prostitutas. Sabemos que JESUS é o noivo e se alguma igreja adorar a um outro Deus além DELE será prostituta espiritual ao molde desses exemplos que demos, assim apocalipse 14.4 relata que os 144.000 não se deixaram levar por doutrinas estranhas dessas igrejas prostitutas. Não se refere como pensam os mais ingênuos, de sexo ,mas de fidelidade Cristã ,ou seria o próprio Pedro destituído de ser primícia porque possuía sua mulher? A visão aquí é mais aguçada ,espiritual e não carnal. Ainda diz que na boca dessas primícias não se acha engano, o que nos faz acreditar que essas conhecem ao seu Deus, são batizadas em NOME de JESUS , não se entregam a doutrinas como “trindade”,e ainda cremos que o número pouco quer dizer ,já que é número de Deus e não de Homem, assim como um dia é como mil anos e mil anos como um dia (2 Pedro 3.8) pra nós o número é mistério , a essência é que interessa.
São os batizados
EM NOME DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, reunidos de todas as gerações e divididos em tribos a maneira que Quiser o SENHOR.
Ainda temos o mistério da grande prostituta em Apocalipse 17.5 nos seguintes termos...
“e ,na sua testa ,estava escrito o nome:Mistério , a grande babilônia ,a mãe das prostituições da terra”...
É quase que pacífico que está o Apóstolo João se referindo a igreja católica, a Grande Babilônia.(Babilônia era uma terra politeísta do passado que colecionava ídolos pagãos e que foi superada em poder e imagens por Roma).A qual também está localizada entre 7 montes conforme descrição de seu verso 9.
Agora ,o que não observam, é que ela , a igreja católica é mãe das prostituições, e por Quê? Devido às imagens somente? Temos certo que não ,mas também por Ter criado através do dogma :”trindade” um deus acima daquele que é o “primeiro e o ‘último”(apocalipse 1.17).
Todo aquele que adora a outro deus senão JESUS ,como no passado é Prostituto espiritual. E isso é confesso nas igrejas que se dizem evangélicas ,que professam 3 deuses, como um omelete de mal gosto.
Essa doutrina adentrou os limites protestantes porque foi trazida pelos próprios Pais da igreja moderna. Com atuação de Lutero,Calvino,Zwingli e outros , que na oportunidade não compartilhavam dessa revelação,sem menosprezo portanto a suas lutas medievais ,pois foram homens que lutaram pela verdade ,ainda que parte dela, mas que na verdade , possuíam raízes dogmáticas católicas,que hoje estão sendo professas entre os “crentes”. Atualmente , como no passado, os homens repudiam a possibilidade de um DEUS (o único) se fazer homem sendo mais aceitável entre os mesmos a possiblidade de um homem se tornar "DEUS".
É hora de amadurecimento doutrinário ,não de infantilidades e lições ardilosas que não levarão a qualquer verdade ,senão a condenação espiritual dos seus discípulos .
Basta de blasfêmias , chega de heresias , é momento de se buscar a verdade , o SENHOR JESUS está preparado para julgar toda terra e retirar delas todos os seus pecadores e virá o pai em sua glória e todo olho o verá...
"não vos deixarei órfãos ; voltarei para vós"...
João 14.18
"A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR É DEUS; nenhum outro há senão ELE".
Deuteronômio 4.35
Procuramos com rapidez e clareza transmitir-lhe o conhecimento do que nos foi ensinado pelo próprio SENHOR JESUS CRISTO.
Sem dúvida que esse esforço trará sobre nós o ataque de pessoas incrédulas, sem pudor , mestres de sí mesmos que com letras frias e discursos vazios tentarão apagar aquilo que lhe foi anunciado, ficará porém dentro daqueles aos quais o SENHOR E DEUS separou de uma geração sem amor , resguardado nosso sucesso .
Cumprimos nosso desejo, pregamos a verdade contida nas escrituras, sem nos prendermos aos dogmas até aquí consagrados, fica tão somente mais uma advertência...
“E quanto a vós ó sacerdotes ,um,novo mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra AO MEU NOME ,DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS,enviarei a maldição contra vós ,e amaldiçoarei as vossas bênçãos ;e já as tenho amaldiçoado ,porque vós não propondes isso no coração”.
Malaquias 2.1
O pastor JÚLIO CÉSAR MONTEIRO DE CASTRO é Bacharel em Direito, Professor de História ,Geografia,língua Portuguesa, e ciências , licenciado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas gerais e Membro da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Minas Gerais,onde logrou em
1987 a posição de um dos melhores policiais do país ,além de ser Pastor-presidente da Igreja casa de Oração Rosa de Sarom, em Contagem ,Minas gerais. Seu transcurso das trevas para luz foi cheio de milagres ,entre os quais foi em 1996 levado em arrebatamento ao céu, quando ouviu o Senhor Jesus Cristo ,em várias línguas ao mesmo tempo pregar-lhe sua palavra , após isso, determinou sua volta para tal tarefa, reapareceu então ,em seu quarto após descer de uma altura fenomenal. O ministério tem sido muito procurado ,dada às muitas curas de cancerosos ,aleijados , diabéticos,bem como pelas revelações e profecias originadas pelo Espírito santo do senhor JESUS . Apesar de atacado por ser contrário às várias atitudes de dirigentes de ministérios capitalistas tem sido honrado em seus ideais e com a colaboração dos demais obreiros e membros de seu ministério tem semeado o verdadeiro batismo por todo Brasil e até o exterior sem abrir mão das demais doutrinas reconhecidas nas santas escrituras.
Tudo isso graças ao grande DEUS E SALVADOR,
JESUS CRISTO !
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-Bíblia sagrada –João ferreira de Almeida /Bíblia de estudo Pentecostal
-A Construção dos sentidos –Unidade 2
-Hobsbaawm, Eric J. – era dos extremos ; O breve século XX
1914-1991,São Paulo ,Cia das letras
-Ladeira ,Cadu e Leite ,Beth
-As mulheres em Chamas –As bruxas –revista superinteressante – fevereiro de 1993
-Burns , Edward McNall, história da civilização ocidental,Rio de janeiro, Globo,1975
-Artola ,Miguel .textos fundamentais para la história ,madri,alianza,1985
-Seitas / Heresias de Nosso tempo/Jaziel guerreiro martins/vol1
-Inquisição /Enciclopédia da biblioteca da universidade Católica
-Folhetim /Escola da Bíblia / 1999
-Revista defesa da fé /n0- 8 /outubro de 1999
-Jesus No seu tempo/Daniel Rops/ 1956/Academia francesa
-Internet /site Histórias
-Quem é DEUS ? /Elementos de Teologia Filosófica/Battista Mondin
-Tertuliano ,Apogeticum XVII.
-S.Agostinho ,Confissões
-Hugo de São vítor, Erudito didascalica I.
-B.Pascal, Pensamentos ,Br.556
-S.Agostinho, A trindade
-S.Tomás, Summa theologie
-ª Deiler, "l'autorivelazione di Dio nell'Antico Testamento",in mysterium salutis ,III,queriniana,Bréscia,1969.
-S.Tomás ,Summa Teheologiae I
-N.Malebrancher,Entretiens metaphysiques II
-Clemente de Alexandria , Stromati, V
-S.Tomás , in I Sententiarum 8
-Platão /Fedro
- Platão/banquete
- S.Agostinho, in Johannis Evangelium ,trct. 9
- U.Von Balthasar ,Gloria II,Jaca Book,Milão,1971
- R. garaudy,Quést-ce-que cést la morale marxiste? ,paris ,1963
- A.Milano, Persona in Teologia, Ed.Dehoniane,Nápoles,1984
- S.Agostinho Solilóquios ,I
-Obras de san Agustin en Edicion Bilingue /Tomo X/Homilias/Frei Amador Del Fueyo, O .S.A/Madri/MCMLII
BRASIL/2.000
|